Últimas notícias

F1 se aproxima de uso do 'Escudo' e deixa Halo para trás

Categoria deve utilizar conceito apresentado recentemente como proteção para a cabeça dos pilotos, deixando para trás o Halo, já testado pelos pilotos em treinos livres

Renault F1 Team with the Halo
Felipe Massa, Williams FW38 with the Halo cockpit cover
Marcus Ericsson, Sauber C35 with a Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H with the Halo cockpit cover
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR11 with a Halo cockpit cover
Draft of the Shield protection system, detailed
Draft of the shield protection system
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H with a Halo cockpit cover
Felipe Nasr, Sauber C35 with the Halo cockpit cover
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS16 with a Halo cockpit cover

A Fórmula 1 se aproxima do uso do 'Escudo' como proteção de cockpit para os pilotos da categoria. O Grupo de Estratégia da categoria se reuniu nesta terça-feira (25), em Paris, e tomou a decisão de apoiar a introdução do conceito apresentado recentemente, deixando o Halo para trás.

A proteção de cockpit entrou na agenda da F1 após os acidentes fatais de Jules Bianchi e de Justin Wilson - este, na Indy. Inicialmente, o Halo era o favorito para ser implementado, tendo sido testado durante 2016 por equipes e pilotos nos treinos livres.

Tal conceito, entretanto, dividiu opiniões, especialmente pelo aspecto estético. O Halo seria introduzido neste ano, mas o Grupo de Estratégia adiou a estreia para 2018. Entretanto, o 'Escudo' ganhou o mundo no GP da China, quando a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apresentou a ideia aos pilotos como uma segunda opção de proteção de cockpit.

Agora, o conceito mais recente é o favorito para ser introduzido, com o aval da FIA. "Uma série de soluções integradas para a proteção frontal foi estudada e uma decisão no sentido de priorizar o 'Escudo' foi tomada", disse a FIA através de um comunicado.

“A FIA planeja realizar testes com o sistema durante esta temporada visando a preparação para introdução da peça em 2018."

Visto como um compromisso entre segurança e estética, o 'Escudo' gerou reações distintas entre os pilotos.

Entre os que foram a público, Daniil Kvyat e a dupla da Haas, Kevin Magnussen e Romain Grosjean, mostraram-se céticos quanto ao projeto, enquanto Felipe Massa ressaltou que a segurança é mais importante do que a estética.

In this article
Valentin Khorounzhiy
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior McLaren diz que não pode deixar auge de Alonso "morrer"
Próximo artigo F1 impõe limites para asas 'T' e barbatanas em 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros