Perder pistas clássicas seria algo "estúpido" para a F1, diz Vettel
Tetracampeão mundial criticou o desaparecimento de locais clássicos do calendário em favor de novos territórios onde há pouco apetite pelo automobilismo
Falando em Hockenheim, que ainda não tem acordo para receber uma corrida no ano que vem, Sebastian Vettel descreveu o desaparecimento de pistas históricas como "erradas".
Perder Monza, que lutou nos últimos anos para fechar um acordo com o detentor dos direitos comerciais, seria "estúpido".
Leia também:
"Eu conheço as pessoas aqui [em Hockenheim] muito bem", disse ele.
"Eles estão colocando muito esforço e paixão e estão muito interessados em ficar, em ter o GP aqui. É um grande show, mas eu não acho que eles ganham dinheiro."
"Acho que eles perderam dinheiro no ano passado, e graças a Mercedes [que assumiu o patrocínio de nome para o evento em 2019] eles puderam ter o GP novamente. Então eu não sei sobre as negociações para o próximo ano e quanto mais dinheiro precisariam ou não.”
"O problema é que a Alemanha não está disposta a pagar nada, então você precisa de pessoas de fora, investidores. O governo não está feliz em apoiar, ao contrário da Holanda [que está apoiando o retorno] e outros lugares que vamos.”
"Eu acho que o jeito que eles [F1] encenam seus negócios é baseado em quanto as pessoas pagam e então você ganha um evento. É importante que nós não percamos certas provas, é irrelevante o que eles pagam.”
"F1 sem Monza seria estúpido. Perder grandes países com muita história como a Alemanha ou a Espanha está errado."
Vettel apontou que muitas corridas que se juntaram ao calendário durante a expansão para o leste da F1 com Bernie Ecclestone tem pouca presença de público.
"As pessoas sempre querem ganhar dinheiro e lucrar, então não ajuda se [algumas] pistas pagarem menos que outras", disse ele.
"É importante trazer o esporte onde há paixão pelo esporte, por isso, mantenha países como a Alemanha no calendário, Reino Unido e em todos esses lugares emblemáticos. Essa é a minha opinião sobre isso.”
"É mais divertido também corrermos na frente de muitas pessoas do que de arquibancadas vazias, mesmo que estejam todas equipadas com novos assentos, inúteis quando não há ninguém sentado nelas."
O Rei de cada pista
Pistas clássicas ajudam a formar grandes dinastias. Confira quem domina nas pistas da F1 na galeria abaixo.
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Red Bull "não pode depender dos erros da McLaren três vezes", reconhece Marko
F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?
F1: Qual é a "grande vantagem" da Red Bull para novas regras de 2026?
ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo
F1 - Vettel: Conversas sobre cargo de chefia na Red Bull "não deram em nada"
Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010
F1: Veja quanto tempo de túnel de vento cada equipe tem para 2026
F1: Ferrari busca virada interna com engenheiros vindos da Mercedes
F1: "É agora ou nunca" para a Ferrari em 2026, diz Leclerc
Últimas notícias
Wolff não vê Antonelli atingindo seu ápice na F1 a curto prazo; entenda
F1: Cadillac e Alpine têm carros de 2026 aprovados no teste de colisão
F1: Verstappen admite que "sente pena" de Hamilton após ano ruim com a Ferrari
F1: Villeneuve diz que Piastri deve estar se sentindo péssimo e avalia gestão da McLaren
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.