Recomendado para você

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

F1: Telemetria explica erro de Leclerc que lhe custou o pódio em Ímola

Piloto da Ferrari conseguiu terminar o GP da Emilia Romagna em sexto lugar

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

A Fórmula 1 revelou a telemetria de Charles Leclerc no momento em que ele cometeu um erro e rodou na corrida em Ímola.

Durante o GP da Emilia Romagna, Leclerc estava defendendo sua liderança no campeonato em um formato de fim de semana de corrida sprint, que acabou sendo bastante emocionante devido à sua batalha com Max Verstappen.

Leia também:

O piloto monegasco perdeu a pole position após a bandeira vermelha de Lando Norris aparecer na classificação, e na corrida sprint conseguiu assumir a liderança na largada. No entanto, seu gerenciamento de pneus fez com que ele caísse para o segundo lugar nas últimas voltas, terminando atrás do atual campeão mundial.

Na corrida de domingo, o piloto da Ferrari largou mal devido a uma parte mais escorregadia da pista e caiu para o quarto lugar, atrás de Verstappen, Sergio Pérez e Norris. 

Depois de muitas voltas cerca de dois segundos atrás da Red Bull, a equipe de Maranello decidiu ir para o "Plano D" para tentar ultrapassar Pérez. Inicialmente funcionou, pois Leclerc saiu na frente após a parada, com um novo conjunto de macios, mas como o mexicano tinha os pneus com melhor temperatura, ele o ultrapassou sem maiores problemas na chicane Villeneuve.

O RB18 apresentava melhor ritmo em Ímola, mas o monegasco não desistiu. No entanto, na volta 53, uma entrada excessivamente agressiva fez com que Leclerc colidisse com a barreira, danificando seu F1-75.

Na telemetria oferecida pela F1 em seu canal no YouTube, você pode ver como ele freou muito depois de Pérez, e isso fez com que seu carro entrasse no ápice muito rápido, fazendo com que o seu F1-75 fosse parar sobre a 'zebra salsicha'. Ele perdeu o controle quando os pneus tocaram o asfalto em um ângulo que o favorecia contra as proteções ao girar, danificando o bico, além de ter os pneus furados.

Leclerc foi de um lado para o outro, movendo o volante de forma brusca para verificar o estado do carro e, ao ver que já havia se arriscado demais, parou nos boxes para trocar a asa.

Se tivesse perdido o bico, quase certamente teria acabado na caixa de brita ou contra a barreira, mas entrando no pitlane voltou à pista em nono lugar, iniciando uma corrida de recuperação.

Ao longo das voltas, Leclerc conseguiu subir para o sexto lugar, algo que, olhando-se na perspetiva de ser terceiro, não correu tão mal, pois só 'perdeu' 7 pontos após um erro que normalmente termina em um abandono devido a suspensão quebrada.

"Sinto muito. A todos vocês", disse o piloto ao cruzar a linha de chegada, sabendo que não deve cometer tais erros novamente se quiser permanecer como candidato ao título mundial de Fórmula 1.

Conheça as origens da rivalidade entre Verstappen e Leclerc

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Verstappen critica formato 'repetitivo' de coletivas e entrevistas com imprensa
Próximo artigo F1: Entenda ciência por trás da superfície “inovadora” da pista de Miami

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros