F1: Tempo de Verstappen na pré-temporada pode colocar holandês e Red Bull como favoritos em 2022; entenda
Apesar de testes de começo do ano não costumarem ser conclusivos, marca do atual campeão rendeu elogios até da fabricante de pneus
Embora nunca se deva tirar grandes conclusões da pré-temporada da Fórmula 1, a volta mais rápida de Max Verstappen no Bahrein foi destaque. O holandês liderou a tarde da última sessão de testes em Sakhir, com uma marca que deixou seus perseguidores mais próximos a mais de meio segundo e o resto de seus rivais a mais de um.
De fato, as equipes escondem suas armas nos testes e todos sabem que tirar conclusões nessa época é de pouca utilidade. E é bom relembrar que a marca foi estabelecida com o pneu supermacio - chamado Pirelli C5 - o mais rápido da categoria.
No entanto, o diretor da fabricante italiana de pneus, Mario Isola, revelou por que esse tempo pode assustar seus rivais e faz de Verstappen o favorito para o início de uma temporada em que lutará para manter o campeonato conquistado em 2021.
Falando a um grupo de mídia, incluindo o Motorsport.com, o dirigente definiu os testes do Bahrein como muito positivos para a Pirelli, apesar das altas temperaturas (quase 50ºC no asfalto) e das condições da pista.
A Pirelli trará seus três compostos mais duros - C1, C2 e C3 - para o GP do Bahrein, que abrirá a temporada, com os médios (C3, amarelo) sendo a opção mais macia neste fim de semana.
"Estávamos mais focados em C1, C2 e C3 porque esses são os três compostos que selecionamos para a corrida, mas as equipes também usaram C4 e C5 mais tarde. Fiquei impressionado."
Explicando o motivo de sua surpresa com o tempo do holandês da Red Bull, Isola continuou: "Foi 2s5 ou 2s6 mais lento que o tempo no mesmo composto no ano passado, mas este é um circuito que não é um daqueles que acreditamos que teremos tempos próximos aos de 2021".
"Essa diferença com um composto que não é o ideal, onde o nível de degradação não é o esperado, e o circuito que não é ideal para o carro novo, demonstra um bom nível de desempenho."
"Se levarmos em conta que nos testes todos escondem seu desempenho real e aqui estão apenas dois segundos e meio mais lentos que no ano passado, devo dizer que os novos carros são bem rápidos."
Com exceção de George Russell, os demais pilotos do top 5 (Mick Schumacher, Charles Leclerc e Fernando Alonso) fizeram sua melhor volta com pneus C4, um nível menos macios e teoricamente mais lentos. No entanto, Isola explica por que essa diferença seria real e não teria nada a ver com o atual campeão usando supermacios C5.
"Se você olhar para o delta entre o C4 e o C5, a diferença é quase nada, mas porque o C5 não está apresentando desempenho real aqui."
Falando mais especificamente sobre a diferença entre Verstappen e a primeira Ferrari, ele insistiu: "O delta entre os dois compostos, como eu disse, é quase zero, porque o C5 começa a se degradar antes do final da primeira volta, é os setores que a completa volta."
"Na volta fora dos boxes, especialmente com C4, C5, eles estavam controlando o ritmo para não esquentar muito, mas o C5, para ser honesto, não parece ser o ideal para o Bahrein, o que não nos permite mostrar seu desempenho real. Assim como não conseguimos em Barcelona porque não são circuitos ideais para ele."
"O C4 não estava funcionando mal aqui. Não durou muito, é claro, mas para as voltas mais rápidas estava bem. O C5 não estava, era muito extremo."
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Podcast - Boletim do segundo dia de testes de pré-temporada da F1 no Bahrein
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