Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Estatísticas

F1: Verstappen liderou principais estatísticas de 2021; relembre números da temporada

Holandês foi o top 1 em vitórias, pole positions, voltas mais rápidas, pódios - com recorde - e voltas na ponta

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, on the podium

Depois de 22 corridas, 259 dias e 1.297 voltas, a espetacular temporada de Fórmula 1 de 2021 terminou em Abu Dhabi. Depois de uma batalha emocionante, o título não foi decidido até a última volta da rodada final, com Max Verstappen sendo coroado o novo campeão mundial.

O campeonato de 2020, amplamente afetada pela Covid-19, encerrou em meados de dezembro, mas apenas 105 dias depois os carros já estavam de volta no Bahrein - o hiato mais curto desde 1981-82.

Leia também:

A temporada de 2021 foi a mais longa da história da F1. O campeonato durou 259 dias - como em 2015 e 2019 - e os dois títulos (pilotos e construtores) acabaram por ser decididos em Abu Dhabi, algo que não ocorria desde 2008. Foram seis vencedores diferentes durante o ano, o maior número desde 2012.

A luta pelo título entre Verstappen e Hamilton

Verstappen e Lewis Hamilton brigaram por cada centímetro de asfalto semana após semana, o que culminou em uma das temporadas mais espetaculares dos últimos tempos. No final das contas, o prêmio foi para Max, que se tornou o quarto campeão mundial mais jovem da história.

No final da temporada, o holandês liderava quase todas as listas: maior número de vitórias (10), pole positions (10), voltas mais rápidas (6), pódios (18 , um grande recorde) e também esteve mais voltas na liderança (652) do que todos os outros pilotos combinados (645).

Todos os seus pódios foram primeiro ou segundo lugares e ele pontuou em todos os fins de semana de corrida, exceto no Azerbaijão, onde teve um furo de pneu quando liderava. Embora tenha abandonado também em Silverstone após o acidente com Hamilton, ele venceu a corrida sprint de sábado, mesmo caso em Monza, onde bateu no domingo, mas marcou dois pontos na etapa classificatória.

Verstappen foi o quinto competidor e o primeiro da Red Bull a liderar o campeonato na era híbrida e sua fornecedora de motores, a Honda, conquistou o primeiro título de pilotos da F1 em trinta anos.

 

Hamilton ficou muito próximo de conquistar seu oitavo título mundial em sua 15ª temporada. A diferença para o campeão (8 pontos) foi a menor margem desde 2016 (5 pontos, quando Nico Rosberg foi o vencedor).

A Mercedes se sagrou campeã de construtores pela oitava vez consecutiva (recorde), 28 pontos à frente da Red Bull. Valtteri Bottas (P3 com 226) e Sergio Pérez (P4 com 190) tiveram um papel crucial nisso.

A batalha no meio

A parte do meio da grid parecia mais compacta do que nos últimos anos. Ferrari e McLaren travaram uma longa luta pelo terceiro lugar no campeonato de construtores. A escuderia de maranello terminou a temporada em alta, com 17 corridas nas quais os dois pilotos terminaram na zona de pontuação, três a mais do que qualquer outra equipe.

Além disso, a equipe foi ao pódio cinco vezes. Dito isso, pela segunda temporada consecutiva, a Ferrari ainda não venceu. A última vez que isso aconteceu foi em 1992-93. Eles também não conseguiram registrar uma volta rápida este ano.

Carlos Sainz conquistou o 100º pódio da escuderia na era dos híbridos em Abu Dhabi. O espanhol impressionou em seu primeiro ano como piloto do time de Maranello, terminando em quinto, à frente de Lando Norris e Charles Leclerc. Ele também se tornou o nono na história a ver a bandeira quadriculada em todas as corridas da temporada.

 

O destaque da McLaren foi a vitória no GP da Itália, sua primeira em nove anos. A equipe de Woking também é, surpreendentemente, a única que marcou uma dobradinha em 2021. Graças ao formato da corrida sprint, a escuderia foi capaz de registrar incríveis 45 pontos naquele fim de semana em Monza. O número mais alto depois de Williams (66) e Mercedes (50) no GP de Abu Dhabi 2014, onde foi concedido o dobro de tentos.

Embora a McLaren (275) tenha marcado quase o dobro de pontos da AlphaTauri (142), Pierre Gasly terminou apenas 5 pontos atrás de Daniel Ricciardo na classificação final. O francês ficou em nono, sua melhor posição final no campeonato na carreira e quebrou a 'barreira' dos 100 pontos pela primeira vez.

A AlphaTauri marcou 142 tentos, 77% deles através de Gasly. Na luta pelo quinto lugar, a equipe de Faenza teve que reconhecer a superioridade da Alpine. No GP da Hungria, Esteban Ocon se tornou o primeiro francês em um carro francês com motor francês a vencer desde Alain Prost na Áustria em 1983.

Fernando Alonso, que alcançou seu primeiro pódio na F1 em sete anos, abandonou apenas duas vezes na temporada - seu menor número desde 2014. Entre 2015 e 2018, o bicampeão mundial não viu a bandeira quadriculada em 30 corridas, uma média de 7,5 abandonos por temporada.

 

A parte de trás

A Williams terminou em último no campeonato nas últimas três temporadas, mas os resultados consecutivos de pontos na Hungria e na Bélgica deram a Haas essa "honra" em 2021. A escuderia de Grove marcou mais pontos na Hungria (10) do que nas 70 corridas anteriores. Kimi Raikkonen pendurou o capacete com sua pior classificação (16º) no campeonato. O finlandês terminou com 353 GPs disputados, isso o torna o piloto mais experiente da história.

Outras estatísticas sobre a temporada de F1 de 2021

  • Líderes do campeonato: 2 (Verstappen em 15 corridas, Hamilton em 7)
  • Pilotos que marcaram poles: 5
  • Pilotos que venceram corridas: 6
  • Pilotos que lideraram corridas: 11
  • Estreantes: 3
  • Mais ultrapassagens em uma corrida: GP do Brasil (56)
  • Menos ultrapassagens em uma corrida: Mônaco e GP da Bélgica (0)
  • Maior vantagem do vencedor: GP da Rússia (53,271 segundos)
  • Menor vantagem do vencedor: GP do Bahrein (0,745 segundos)
  • Maior número de abandonos: GP da Hungria (6)
  • Menor número de abandonos: GP da França, Bélgica e Turquia (0)
  • Mais vitórias começando da pole: Max Verstappen (7)
  • Mai vitórias sem largar da pole: Lewis Hamilton (5)
  • Pior posição inicial para o vencedor: 10º (Lewis Hamilton no GP do Brasil)
  • Mais voltas completadas na corrida (piloto): Carlos Sainz (1.294 de 1.297 - 99,77%)
  • Mais voltas completadas na corrida (equipe): McLaren (2.490 de 2.594 - 95,99%)
  • Menos voltas concluídas na corrida (piloto): Nikita Mazepin (1.008 de 1.207 - 77,72%)
  • Menos voltas completadas na corrida (equipe): Haas (2.143 de 2.594 - 82,61%)
  • Maior número de abandonos (piloto): George Russell (6)
  • Maior número de abandonos (equipe): Williams (11)
  • Pit stop mais rápido: 1,88 segundos (Max Verstappen no GP da Hungria)
  • Mais pontos em corridas sprint: 7 (Max Verstappen e Valtteri Bottas)

Os maiores avanços em relação a 2020:

  • Ferrari: 323,5 pontos em comparação a 131 em 2020, +246,95%
  • Red Bull: 585,5 pontos em comparação a 319 em 2020, +183,54%.
  • Williams, 23 pontos em comparação a 0 pontos em 2020

Os maiores retrocessos em comparação a 2020:

  • Aston Martin: 77 pontos em comparação a 195 em 2020, -60,51%
  • Alpine: 155 pontos em comparação a 181 em 2020, -14,36%
  • Haas: 0 pontos em comparação a 3 em 2020

MARI BECKER fala de PRAZER, REALIZAÇÃO e SUCESSO com F1 NA BAND: "Apresentei o esporte DE VERDADE"

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #155 - Piores da F1 2021: Quais pilotos/equipes decepcionaram? Masi é consenso?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Ocon: Vitória na Hungria reduziu pressão sob Alpine
Próximo artigo F1: Gasly sonha com AlphaTauri no topo em 2022, mas mantém pés no chão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros