Fórmula 1 GP da Áustria

F1 - Verstappen não perdoa limites de pista: “Não acho que somos todos idiotas”

Pole na Áustria admitiu que fez volta apenas para “sobreviver”

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen considerou que os pilotos de Fórmula 1 foram feitos para parecer “amadores” e “idiotas” devido à série de infrações nos limites da pista durante a classificação para o GP da Áustria de 2023.

O atual bicampeão conquistou sua quarta pole position consecutiva graças a um esforço de 1min04s391 no Red Bull Ring. Ele ficou à frente do piloto da Ferrari, Charles Leclerc, por 0s048.

Leia também:

Mas a sessão desta sexta-feira foi mais notável pelo número de tempos de volta excluídos para pilotos que excederam os limites da pista nas duas curvas finais.

Sergio Pérez não conseguiu chegar ao Q3 pela quarta etapa consecutiva depois de passar as quatro rodas longe das linhas brancas na Curva 9 e novamente na 10 no final do Q2.

Verstappen também foi pego no Q1 - ele caiu do topo dos tempos para 17º quando foi considerado culpado de se desviar das linhas pintadas na saída da última curva.

A sucessão de tempos de volta deletados, Verstappen avaliou, fez os procedimentos parecerem “muito tolos” e como se os pilotos fossem “amadores”.

Ele disse: “Acho que hoje parecia muito bobo. Parecia que éramos amadores, a quantidade de tempos de volta que estavam sendo deletados... eu não acho que foi uma boa mostra hoje.

Em defesa dos pilotos, acrescentou: “Não acho que somos todos idiotas”.

Verstappen também disse que a política de tolerância zero nos limites da pista pelos comissários funcionou para tirar “a alegria”, já que ele foi forçado a se concentrar em “sobreviver” na batalha do Q3.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, celebrates in Parc Ferme after securing pole

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, celebrates in Parc Ferme after securing pole

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Verstappen, que passou a culpar os carros “grandes” e “pesados”, respondeu ao ser questionado se foi uma sessão fácil: “Não, foi muito difícil por causa de todos os limites da pista. Não fazemos isso de propósito. Mas com essas velocidades e essas curvas de alta velocidade, é muito difícil julgar onde está a linha branca.

“É por isso que você pode ver hoje que muitas pessoas foram pegas de surpresa, inclusive eu.

“Então, honestamente, era sobre sobreviver, mesmo no Q3. No Q1, você só quer uma volta para se garantir. “Isso tira um pouco a alegria, mas acho que ainda assim fizemos uma volta boa o suficiente.”

Verstappen calculou que os pilotos poderiam ter levantado essa questão em uma reunião marcada com a FIA para a noite desta sexta-feira. No entanto, isso foi cancelado sem que um motivo tenha sido oferecido em público.

Ele disse: “Felizmente nos livramos das estúpidas guias amarelas [para definir os limites da pista] porque estavam destruindo nossos carros. Idealmente, você quer cascalho, mas as motos não querem isso.

F1 AO VIVO: Verstappen bate Leclerc e é POLE do GP após CAOS no quali! Pérez é SÓ P15 e Russell P11

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Chefe da AlphaTauri não nega possível demissão de De Vries antes do fim da temporada; Lawson nº1 da lista
Próximo artigo F1: Verstappen escapa de punição por incidente com Magnussen na classificação e mantém pole na Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil