F1: Verstappen se volta contra mais provas em circuitos de rua e defende Spa
Holandês criticou possível saída de circuitos icônicos, como o da Bélgica, além da chegada de mais traçados de rua
Max Verstappen alertou contra a Fórmula 1 substituir seus locais tradicionais "muito legais" por um calendário de corridas de rua em meio à incerteza de Spa-Francorchamps.
O GP da Bélgica em Spa está enfrentando a incerteza do calendário da F1 e é um dos vários eventos tradicionais sob ameaça, já que a Liberty Media procura se expandir para novos territórios.
Nos últimos anos, a F1 adicionou mais locais de rua ao seu calendário como Jeddah, Baku e Miami, enquanto em 2024 uma competição de rua em Las Vegas se juntará à briga ao lado de Mônaco e Singapura.
Líder do campeonato, Verstappen disse recentemente que perder Spa seria uma pena e mais uma vez reiterou sua posição de que a F1 não deve sacrificar locais tradicionais para ter corridas "perto da cidade apenas para o envolvimento dos fãs".
"É triste", disse Verstappen sobre o pensamento de perder Spa antes do GP da França deste fim de semana, que é outra corrida tradicional sob ameaça.
"É minha pista favorita, em primeiro lugar. Acho que é uma ótima pista para pilotar.
"Claro, eu entendo que chegar lá em comparação com outras pistas provavelmente é um pouco mais difícil às vezes com o tráfego.
“Mas é uma pista muito icônica e eu não quero me ver em 2028 ou qualquer outra coisa correndo apenas em circuitos de rua perto da cidade apenas para o envolvimento dos fãs ou qualquer outra coisa, porque você precisa desses tipos de pistas icônicas no calendário.
“E, claro, eu entendo que todo mundo quer ganhar dinheiro, mas também há um limite para isso, porque é importante manter esses circuitos muito legais no calendário, em vez de apenas pilotar em circuitos de rua para os quais eu acho que os carros de F1 não são projetados, de qualquer forma."
French Grand prix track side
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
O contrato de Paul Ricard com a F1 termina este ano, que vem por trás de rumores sobre uma corrida de rua em Nice sendo adicionada como um potencial local do GP da França no futuro.
Esteban Ocon, da Alpine, disse que discutiu o futuro da F1 na França com Stefano Domenicali e acredita firmemente que "a França tem um lugar na F1".
Ele também sugeriu que Le Mans poderia ser um local alternativo para um GP da França no futuro.
“É claro que a pista precisa talvez de um pouco de trabalho para os limites e todas essas coisas”, disse Ocon. "Quero dizer, uma corrida de Le Mans seria bastante impressionante, eu acho."
No entanto, o traçado de La Sarthe de 13,6 km de Le Mans – e seu circuito Bugatti, mais curto, usado para o GP da França de MotoGP – não estão atualmente no nível necessário de uma pista para sediar a F1, pois atualmente possui apenas licença FIA Grau 2.
O futuro incerto da F1 da França também não tem nada a ver com a viabilidade de Paul Ricard, mas sim com o desejo da F1 de não realizar um GP da França todos os anos.
TELEMETRIA: Rico Penteado aponta o que pode definir sorte de Ferrari e Red Bull na França
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.