F1 - Volta de rivalidade na ponta, Red Bull em recuperação e Alpine embalada: o que está em jogo na Bélgica

Equipe austríaca perdeu batalhas para Mercedes em Silverstone e Budapeste e disputa pela liderança voltou a ficar em aberto; rivais históricas brigam por 3º

F1 - Volta de rivalidade na ponta, Red Bull em recuperação e Alpine embalada: o que está em jogo na Bélgica

Após a pausa de verão e quase um mês sem corridas, a Fórmula 1 volta aos trabalhos neste fim de semana com o GP da Bélgica. A Mercedes vem no embalo das duas vitórias seguidas sobre a rival Red Bull, com o triunfo em Silverstone e a segunda colocação em Budapeste, envolvidas em muita polêmica.

Agora, o foco é total para Spa-Francorchamps e a principal atração não poderia ser outra, Lewis Hamilton x Max Verstappen pela vitória. Já faz algum tempo desde o acidente entre os dois na Grã-Bretanha, mas para alguns, como Damon Hill, a tensão que se alastrou pelo paddock pode levar a consequências perigosas e a equipe austríaca tem que conversar com o holandês por uma corrida limpa, segundo o apresentador de podcasts da categoria, Tom Clarkson.

Leia também:

De fato, a disputa pela ponta puxa audiência, mas não será a única batalha interessante. Ferrari e McLaren seguem sua disputa particular pelo terceiro lugar no mundial de construtores, as duas estão empatadas com 163 pontos e a escuderia de Maranello leva vantagem pelo segundo lugar de Charles Leclerc em Silverstone.

Mais atrás, aparece a Alpine, vitoriosa na Hungria com o triunfo de Esteban Ocon - uma resposta ao "clube de meninos bilionários" - que está à frente das rivais Aston Martin e AlphaTauri na briga pelo quinto lugar.

Os pelotões da categoria ficaram bem definidos após a primeira metade da temporada e, assim como a corrida da Bélgica, o vencedor de cada um é imprevisível.

*Horários de atividades de pista e dos programas do Motorsport.com você vê mais abaixo

Desenvolvimento da Mercedes

The Mercedes team at work in the garage

The Mercedes team at work in the garage

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

2021 é o último ano com o atual regulamento e o próximo reserva muitas mudanças aerodinâmicas. Com isso, as escuderias se adiantaram com a próxima geração de carros e a Mercedes é uma das que apostam nesse foco. Segundo Toto Wolff, chefe da equipe, o "desenvolvimento atual já foi interrompido há muito tempo", enquanto a Red Bull traz pequenas modificações a cada GP. Resta esperar para ver como isso se traduzirá na pista.

Reação da Red Bull?

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B after the crash

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B after the crash

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

Após construir uma liderança considerável com as duas etapas da Áustria, tudo parecia encaminhado para que a Red Bull aumentasse ainda mais sua vantagem antes da pausa de verão. No entanto, o acidente de Verstappen e Hamilton na Grã-Bretanha e o "strike" causado por Bottas em Budapeste não só frustraram os planos, como jogaram a equipe de volta ao segundo lugar nos mundiais de pilotos e construtores. Se há uma hora de reação, é a partir da Bélgica.

Ferrari e a "melhor dupla"

Carlos Sainz Jr., Ferrari and Charles Leclerc, Ferrari

Carlos Sainz Jr., Ferrari and Charles Leclerc, Ferrari

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Que o ano da Ferrari em 2021 é muito melhor que o desastroso 2020, ninguém contesta, mas o chefe da escuderia Mattia Binotto foi além e disse que sua equipe tem a melhor dupla do Grid, com Leclerc e Carlos Sainz. De fato, os bons resultados do monegasco e do espanhol contribuíram muito para que a equipe terminasse a primeira metade à frente da McLaren, sua principal rival pelo terceiro lugar. Será que a regularidade se mantém na Bélgica?

Alpine, agora vai?

Esteban Ocon, Alpine A521, 1st position, takes victory

Esteban Ocon, Alpine A521, 1st position, takes victory

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

O triunfo de Esteban Ocon em Budapeste veio após uma série de acontecimentos inesperados no circuito, mas é inegável a melhora da Alpine, que marcou 37 pontos na Hungria e ultrapassou AlphaTauri e Aston Martin pelo quinto lugar no mundial de construtores. Fernando Alonso pontuou nas últimas seis corridas e o francês nas duas provas mais recentes. Em uma batalha tão acirrada, é importante manter a regularidade e, se o motor Renault mostrar a força de sempre, pode vir mais um bom resultado em Spa.

Fórmula 3 e W Series

Podium: Race winner Matteo Nannini, HWA Racelab, second place Enzo Fittipaldi, Charouz Racing System, third place Roman Stanek, Hitech Grand Prix

Podium: Race winner Matteo Nannini, HWA Racelab, second place Enzo Fittipaldi, Charouz Racing System, third place Roman Stanek, Hitech Grand Prix

Photo by: Formula Motorsport Ltd

As categorias de base estarão presentes mais uma vez. A Fórmula 3 retorna às pistas com dois brasileiros no grid, Caio Collet busca uma recuperação após um mau fim de semana na Hungria e Enzo Fittipaldi vem embalado após conseguir os melhores resultados do ano em Budapeste.

Bruna Tomaselli representa o país na W Series. A catarinense já conquistou um quinto lugar no ano e segue sua adaptação no principal campeonato feminino do automobilismo, que tem um duelo acirrado entre Jamie Chadwick e Alice Powell na liderança do campeonato.

Confira a programação do GP da Bélgica:

Sessão

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre 1 Sexta-feira 06h30 Bandsports
Treino Livre 2 Sexta-feira 10h Bandsports
Treino Livre 3 Sábado 07h Bandsports
Classificação Sábado 10h Band e Bandsports
Corrida Domingo 10h Band
       
Fórmula 3 Dia Horário (Brasília) Transmissão
Classificação Sexta-feira 08h55 Bandsports
Corrida 1 Sábado 05h35 Bandsports 
Corrida 2 Sábado 12h55 Bandsports 
Corrida 3 Domingo 05h40 Bandsports 
       
W Series Dia Horário (Brasília) Transmissão
Classificação Sexta-Feira 11h30  
Corrida Sábado 11h30 SporTV

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário
TELEMETRIA Quarta-feira 13h
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 14h
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após o TL2
Q4 Sábado Após a classificação
PÓDIO Domingo Após a corrida
RETA FINAL Segunda-feira 19h

F1 2021: A GUERRA Mercedes x Red Bull e tudo sobre o GP da BÉLGICA com Rico Penteado | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

TELEMETRIA: Quem vai se dar bem na segunda metade da temporada de 2020 da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
Red Bull "realmente precisa" conversar com Verstappen em Spa, diz analista da F1
Artigo anterior

Red Bull "realmente precisa" conversar com Verstappen em Spa, diz analista da F1

Próximo artigo

F1: Alpine confirma renovação de Fernando Alonso para 2022

F1: Alpine confirma renovação de Fernando Alonso para 2022
Carregar comentários