Últimas notícias

Ferrari lança SF-23, seu carro para a F1 2023, com Vasseur, Leclerc e Sainz; veja imagens

Time de Maranello revelou seu novo modelo no Dia dos Namorados da Europa. A apresentação ocorreu na sede da equipe italiana, com transmissão online; saiba

Ferrari SF-23

Na manhã desta terça-feira, a Ferrari apresentou o novo carro para a temporada 2023 da Fórmula 1 em Maranello. O SF-23 é o carro com o qual Charles Leclerc e Carlos Sainz, liderados pelo novo chefe de equipe Frédéric Vasseur, tentarão buscar o título mundial. A Scuderia espera que o novo modelo tenha menos arrasto, lide melhor os pneus e que o motor possa ser mais durável devido a atualizações de confiabilidade.

Carlos Sainz, Ferrari
Charles Leclerc, Ferrari
Frederic Vasseur, Team Principal Ferrari, Ferrari SF-23

Carlos Sainz, Ferrari Charles Leclerc, Ferrari Frederic Vasseur, Team Principal Ferrari, Ferrari SF-23

Photo by: Ferrari

Com o evento de hoje, a Ferrari é a oitava equipe a apresentar o carro para 2023. O novo modelo de Maranello levava internamente o nome de projeto 675, mas é formalmente conhecido como SF-23. Com este carro, a Scuderia espera aproveitar o bom momento construído no começo de 2022. No ano passado, como se sabe, o time italiano fracassou na busca pelos dois títulos mundiais, mas o carro de 2022 acabou sendo mais do que competitivo com base nas novas regras técnicas.

O editor recomenda:

No entanto, a Scuderia sabe que ficou aquém da Red Bull em algumas áreas e essas também foram as 'pontas de lança' no desenvolvimento do carro que foi apresentado nesta terça-feira. Por exemplo, a Ferrari trabalhou muito no conceito aerodinâmico para perder o arrasto, de modo a permitir que Leclerc, de Mônaco, e Sainz, da Espanha, possam ser mais competitivos em longas retas.

 

Tendo isso em vista, em 2022, a Ferrari muitas vezes teve de configurar o carro com menos asa, o que acabou gerando um desgaste maior dos pneus. O objetivo agora é tentar desbancar a Red Bull, com o trabalho supervisionado por Vasseur, sucessor do italiano Mattia Binotto. Entretanto, a equipe anglo-austríaca também desenvolveu seu trabalho, com o bólido da temporada 2023 chamado de RB19.

De todo modo, a Ferrari também fez muito trabalho mecânico, embora o resultado ainda não seja visível nas imagens divulgadas. Sob o capô, a escuderia espera ter dado um passo. Se as medidas de confiabilidade comandadas por Wolf Zimmermann forem tão eficazes quanto a Ferrari atualmente acredita que foram, o motor pode ser submetido a um stress mais pesado este ano e a Ferrari pode operar com modos mais agressivos.

Ferrari SF-23

Ferrari SF-23

Photo by: Ferrari

O objetivo com o SF-23 é claro antes da nova temporada. Vasseur já anunciou que a Ferrari almeja nada menos que o título mundial. Se o carro representar realmente um avanço e se a Ferrari perder menos pontos com estratégia, a 'bola estará' com Leclerc e Sainz. Quanto aos pilotos, aliás, o chefe francês garante não ter uma preferência inicial, apesar de ter trabalha com Leclerc na Sauber. Fred, porém, não nega que Maranello poderá passar a priorizar algum deles no meio do campeonato.

De qualquer forma, ainda nesta terça, a Ferrari também deve 'estrear' o SF-23. O time pode completar um 'evento de demonstração' no próprio circuito de teste de Fiorano, durante o qual um máximo de quinze quilômetros pode ser percorrido.

Ferrari SF-23

Ferrari SF-23

Photo by: Ferrari

Na F1, cada equipe tem dois dias de filmagens por ano, nos quais um máximo de cem quilômetros pode ser percorrido em cada ocasião com o carro do ano corrente, mas esse evento de demonstração em um circuito não homologado não entra nessa conta. Fiorano é exceção e assim a Ferrari pode aproveitar para fazer um primeiro batismo de fogo. Na quarta-feira, a Scuderia completará um dia de filmagem mais extenso no circuito de Ímola.

Data Equipe Motor Modelo Horário (Brasília)
14 de fevereiro
Italy Ferrari SF-23 07h25
15 de fevereiro Germany Mercedes W14 06h15
16 de fevereiro France Alpine A523 17h

McLaren-RBR? E a Honda? Carro nasce INCOMPLETO, Alpine VAZA, Aston agressiva e a Williams da F1 2023

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Veja como foi o lançamento do SF-23, carro da Ferrari para a F1 2023
Próximo artigo Piastri revela conselho de Webber para não subestimar F1
Assinar