Recomendado para você

F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026
F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título

F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título
F1: Verstappen promete ir para o 'tudo ou nada' em Las Vegas

F1: Verstappen promete ir para o 'tudo ou nada' em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen promete ir para o 'tudo ou nada' em Las Vegas
F1 - Vettel: Conversas sobre cargo de chefia na Red Bull "não deram em nada"

F1 - Vettel: Conversas sobre cargo de chefia na Red Bull "não deram em nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Vettel: Conversas sobre cargo de chefia na Red Bull "não deram em nada"
Audi, Ferrari, Red Bull: Veja quando os carros da F1 2026 serão revelados

Audi, Ferrari, Red Bull: Veja quando os carros da F1 2026 serão revelados

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi, Ferrari, Red Bull: Veja quando os carros da F1 2026 serão revelados
VÍDEO: Las Vegas fica em alerta após enchentes na semana da corrida de F1

VÍDEO: Las Vegas fica em alerta após enchentes na semana da corrida de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
VÍDEO: Las Vegas fica em alerta após enchentes na semana da corrida de F1
Stock Car: Barrichello correrá pela Scuderia Bandeiras em 2026

Stock Car: Barrichello correrá pela Scuderia Bandeiras em 2026

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Barrichello correrá pela Scuderia Bandeiras em 2026
MotoGP - Moreira: "Fiquei um pouco assustado" na primeira vez com a moto nos testes

MotoGP - Moreira: "Fiquei um pouco assustado" na primeira vez com a moto nos testes

MotoGP
MotoGP
MotoGP - Moreira: "Fiquei um pouco assustado" na primeira vez com a moto nos testes
Últimas notícias

FIA: Aeroscreen seria apenas 10% efetivo em acidente de Leclerc

Para Charlie Whiting, dispositivo que chegou a ser pensado para F1 não seria tão efetivo no acidente de piloto monegasco no GP da Bélgica

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with aeroscreen

A investigação oficial do acidente de Charles Leclerc no GP da Bélgica concluiu que o halo foi crucial na prevenção de ferimentos ao jovem piloto da Sauber.

Apesar da eficácia do atual dispositivo de segurança implantado na F1 em 2018, muitos não gostam dele por questões estéticas, preferindo outra solução, como o Aeroscreen, ideia que chegou a ser testada pela Red Bull e Ferrari.

Mas o diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, disse que a natureza do acidente em Spa não daria tanta proteção ao piloto, caso o Aeroscreen estivesse lá.

“O que nós vimos com o acidente em Spa é que o dispositivo testado pela Indy provavelmente não teria sido efetivo, ele ofereceria aproximadamente 10% de proteção que o halo oferece”, explicou Whiting.

A FIA está comprometida com o halo e quer que ele se integre de uma maneira melhor com o desenho do carro que está sendo projetado para 2021.

O diretor de segurança da FIA, Adam Baker, disse ao Motorsport.com: A próxima geração do halo estará na atualização dos regulamentos de 2021.”

"É importante ressaltar que o halo é um elemento-chave no conceito do carro desde o início, permitindo uma integração estrutural verdadeira e uma forma que se mistura visualmente ao perfil do carro."

Menos comentado que o incidente de Leclerc, tivemos o acidente na F2 envolvendo Tadasuke Makino e Nirei Fukuzumi no na Espanha este ano, que deu uma riqueza de dados para ajudar a melhorar ainda mais a segurança no futuro.

O cálculo das cargas aplicadas ao halo ajudará, por exemplo, a determinar os critérios de desempenho e o escopo para o uso de novos materiais para os futuros projetos. O próximo passo da FIA é integrar uma câmera ao próprio halo.

Baker explica: "A nova posição da câmera nos dá uma visão melhor da parte superior do corpo e sua interação com o ambiente da cabine sem obstrução do volante.”

"A câmera halo será colocada em todos os carros para a primeira corrida de Fórmula E da temporada 5 na Arábia Saudita. Ela será então adotada pela F1 em 2019 e F2 em 2020."

Artigo anterior Hamilton mira evolução: “Quero ser um dos maiores da história”
Próximo artigo Montoya: Nunca me arrependi de ter deixado a F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros