FIA apresenta novo conceito de proteção de cabeça aos pilotos
Federação Internacional de Automobilismo mostrou aos pilotos um conceito alternativo para proteção de cabeça, denominado 'O Escudo'; decisão sobre introdução de proteção para 2018 se aproxima
Na reunião dos pilotos na noite desta sexta-feira (7) na China, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo fez uma apresentação aos pilotos e revelou um novo conceito de proteção de cockpit que pode ser introduzido no futuro, denominado 'O Escudo'.
Embora ainda seja apenas um conceito e não tenha sido testado extensivamente, entende-se que a idea contém uma tela de proteção que se estende mais para a frente do bico do carro do que o Halo ou o Aeroscreen.
Acredita-se que a solução apresentada seja esteticamente mais aceitável, mas não fornece o nível de proteção que o Halo ofereceria. A FIA utilizou a reunião para ter o feedback dos pilotos e entender se a ideia teria apoio. As opiniões, entretanto, foram divididas.
Kevin Magnussen, piloto da Haas, disse: "Não sei, minha opinião é de que não me incomoda não ter nada para proteger a cabeça. Estou satisfeito com o que temos agora."
“Parece-me que a visibilidade (com 'O Escudo') será um problema, pelo menos na chuva. No GP do Brasil do ano passado não conseguíamos ver nada sem qualquer proteção, então tenho certeza de que não veremos nada em uma situação semelhante."
"No seco, pode ser que não tenhamos problemas, mas com qualquer tipo de resíduo na tela pode ser complicado. Vamos ver como eles lidam com isso."
Daniil Kvyat, piloto da Toro Rosso, comentou: “Não é totalmente o Aeroscreen, é um pouco pior neste sentido, pois não conseguimos ver nada. Só vai piorar as coisas, não acredito neste projeto."
Romain Grosjean, por sua vez, acrescentou: “Há duas opiniões bastante diferentes entre os pilotos. Alguns querem o Halo o quanto antes, outros não querem nada."
“Eu sou contra o 'Escudo', Aeroscreen ou Halo. A F1 voltou a ser o que deveria neste momento, voltou a ter carros legais e agressivos. Não quero colocar nada que possa destruir o que acabamos de construir."
Embora a FIA tenha garantido que algum tipo de proteção para a cabeça dos pilotos será introduzido em 2018, ainda não há um acordo sobre o que será feito. Para que a mudança nas regras seja aprovada, é necessário apoio da maioria até o dia 30 de abril - após este prazo, uma mudança só será aprovada com apoio de todos os times da categoria.
Entretanto, mesmo sem isso, a FIA pode impor a introdução do elemento alegando razões de segurança, caso haja incompatibilidade de ideias entre os competidores sobre o que fazer.
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