FIA começa processo de licitação para motor alternativo
Segundo apurado pelo Motorsport.com, entidade máxima do automobilismo mundial começou processo de formalização de processo de escolha






O presidente da FIA, Jean Todt e o comandante da F1, Bernie Ecclestone estão determinados em baratear os custos de unidades de potência para equipes independentes e acreditam que o ideal seria ter um fornecedor que ofereça motores padrão a esses times.
Embora se pensasse que essa concorrência começaria após um acordo com as equipes, a FIA deixou claro que quer colocar o plano em prática o mais rápido possível. A entidade já publicou documentos mostrando que está atrás dessas unidades para o período de 2017 a 2019.
Nos documentos pedindo às empresas para manifestar interesse no fornecimento desses motores, a entidade comunicou: "a FIA decidiu lançar uma consulta entre fabricantes de motores a fim de suprir os anos de 2017, 2018 e 2019 para a utilização de motores alternativos com distribuição exclusiva para o campeonato."
A data limite para a manifestação de interesse dos fabricantes é de 23 de novembro. Eles devem fornecer detalhes de suas capacidades técnicas e financeiras e se estas forem aceitas, em seguida, serão apresentadas para iniciar o processo oficial do concurso.
Os documentos não indicam a especificação técnica do motor, mas os detalhes estarão disponíveis para aqueles que responderem à FIA.
No GP do México, há duas semanas, Jean Todt disse que a única maneira de frear os esforços de se buscar um motor "alternativo" seriam os atuais fabricantes mandarem motores para as equipes clientes por menos US$ 12 milhões.
"Se não pudermos chegar a esta solução [dos US $ 12 milhões], precisaremos ter outra solução. Caso contrário, o risco é das equipes irem à falência."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.