Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Últimas notícias

FIA confirma novas regras de motor para F1 em 2017

Para reduzir custos e aumentar barulho das unidades, Federação Internacional de Automobilismo toma medidas para próxima temporada

Pascal Wehrlein, Manor Racing MRT05

A FIA confirmou nesta sexta-feira um novo regulamento de motores para a temporada de 2017 da Fórmula 1. Aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo, o novo conjunto de regras tem como objetivo reduzir os custos das unidades de potência e dar uma maior paridade entre os fabricantes.

O regulamento, fruto de meses de conversas, foi ratificado por voto na Comissão da F1 hoje, e um comunicado da FIA diz que as regras também têm apoio do chefe dos direitos comerciais do campeonato, Bernie Ecclestone.

A partir de 2018 ficou decidido que os times poderão utilizar apenas três unidades de potência por ano. Atualmente as equipes podem usar quatro.

As novas regras

Custo

O acordo alcançado prevê uma redução significativa no preço da unidade de potência para as equipes clientes, e uma redução no custo também para os fabricantes nos próximos anos.

- Em 2017, o preço por unidade motriz para times clientes será reduzido em 1 milhão de euros por temporada em comparação a 2016;

- A partir de 2018, o preço anual de fornecimento será reduzido em mais 3 milhões de euros;

- A redução de custos nas unidades de potência será impulsionada por alterações nos regulamentos esportivos e técnicos de 2017 e 2018, com uma redução progressiva do número de unidades de potência por piloto por temporada.

Fornecimento

O fornecimento de unidades motrizes para times clientes será assegurado após o procedimento de homologação, que irá incluir uma "obrigação de fornecer".

Convergência de desempenho

O novo acordo inclui um pacote de medidas destinadas a fazer o desempenho das unidades convergir.

- O sistema de tokens será removido a partir de 2017;

- Além disso, restrições sobre pesos de peças da unidade de energia, além de dimensões, materiais e limite de pressão serão introduzidos em 2017 e em 2018.

Som

As fabricantes estão atualmente conduzindo um programa de investigação, prometendo melhorar e aumentar o som das unidades atuais com o objetivo de implementar medidas, no mais tardar, até 2018.

Artigo anterior Hamilton critica pneus sem aderência: "como pilotar no gelo"
Próximo artigo Alonso sobre cockpit fechado: a F1 não precisa de heróis

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros