Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

FIA não quis ser "ditadora" em relação a furos de aros da Mercedes

Órgão atestou legalidade do recurso utilizado pela equipe alemã no fim do ano passado. Outras escuderias estão aplicando em 2019

Mercedes AMG F1 W09 rim detail

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) admitiu que não quis ser "ditadora" e proibir os buracos de rodas inspirados na Mercedes do final do ano passado. A equipe alemã estava no centro da polêmica por conta de seu projeto, que tinha furos para um melhor fluxo de ar e ajudava a gerenciar o resfriamento dos pneus.

Embora o projeto tenha sido considerado legal pela FIA, equipes rivais questionaram o órgão regulador sobre uma eventual infração de regulamentos que proíbem dispositivos aerodinâmicos móveis.

Para evitar o potencial de um protesto generalizado durante a batalha pelo título da F1 em 2018, a Mercedes decidiu não usar o projeto até o campeonato ser confirmado. No entanto, com o sinal verde neste ano, a Mercedes deu continuidade à ideia.

Leia também:


Entende-se que tanto a Ferrari quanto a McLaren também testaram suas próprias versões em 2019, com outras equipes avaliando projetos similares. A tendência inclusive deu início a uma guerra de gastos entre as escuderias para desenvolver ainda mais tecnologia para a peça.

O chefe da área técnica de monopostos da FIA, Nikola Tombazis, disse estar ciente de que grandes recursos estão sendo gastos na área. Ele acha, porém, que teria sido um erro do órgão proibir o recurso.

Ao Motorsport.com, Tombazis disse: "A solução da Mercedes foi legal e a ideia foi aceita por outros. Mas se você quer minha opinião, eu digo que esses projetos complicados não são bons para a F1, porque custam muito. Quando eles apareceram em outubro, não pudemos mudar as coisas, já que descobrimos que eles respeitavam as regras. Por isso, não me surpreende que outras equipes estejam aproveitando o mesmo conceito”.

Artigo anterior Veja a agenda da Fórmula 1 no Bahrein neste fim de semana
Próximo artigo F1: Haas pretende introduzir atualizações mais cedo em 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros