FIA planeja abandonar regra de pneus de largada da F1 em 2020
Medida precisa ser aprovada por unanimidade entre as equipes, mas foi apurado que um time se opõe à mudança
A FIA está planejando abandonar a regra que obriga os 10 melhores classificados do treino classificatório a começar as corridas com o mesmo conjunto de pneus que foram usados para definir seu melhor tempo no Q2, se todas as equipes concordarem.
A regra foi originalmente planejada para agitar as corridas, pressupondo que os 10 primeiros largassem com um pneu mais macio e menos durável em comparação aos demais.
O efeito prático não tem sido dos melhores, porque as três principais equipes desfrutaram de uma grande vantagem sobre o resto do grid.
A regra foi descartada nas últimas resoluções dos regulamentos esportivos da FIA para 2020 para as equipes. No entanto, como o prazo final para as alterações expirou em 30 de abril, essa mudança terá que receber apoio unânime e entende-se que pelo menos uma equipe mostrou ser contrária à mudança.
Em outra alteração planejada para 2020 que ainda não obteve aprovação, a FIA quer restringir treinos de largada nos finais de semana de corrida, a fim de criar um elemento aleatório para o início real das provas.
Os pilotos não serão mais autorizados a praticar largadas à vontade na saída dos pits. O plano é permiti-los fazer esse treinamento diretamente do grid no final do TL1 e TL3, um sistema que já é usado em pistas como Mônaco, onde não é possível ‘largar’ na saída dos pits.
Veja como ficou o grid de largada para o GP do México
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.