Recomendado para você

Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3
Moto3
Sepang
Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado
F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009
Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'
F1: Ferrari não deve renovar com Hamilton após 2026, diz ESPN

F1: Ferrari não deve renovar com Hamilton após 2026, diz ESPN

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari não deve renovar com Hamilton após 2026, diz ESPN

Menos multas, mas mais punições de grid: a revisão da FIA sobre palavrões na F1 e outras categorias

Federação impôs regulamento no início de 2025, com oposição direta de pilotos e membros de equipes dos campeonatos mundiais de automobilismo

Mohammed ben Sulayem, FIA President

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revisou as penalidades no Apêndice B de seu Código Esportivo Internacional, reduzindo assim as possíveis multas para os pilotos das categorias mundiais, incluindo a Fórmula 1, que forem pegos falando palavrões, com mecanismos também em vigor para penalidades suspensas e circunstâncias atenuantes.

Leia também:
Em janeiro, a FIA atualizou seu código esportivo para incluir uma série de diretrizes para os comissários com base na má conduta do piloto, que inclui "o uso geral de linguagem (escrita ou verbal), gestos e/ou sinais ofensivos, insultantes, grosseiros, rudes ou abusivos", além de agressão a membros oficiais da FIA e a incitação a qualquer um dos itens acima.
Após uma série de controvérsias sobre isso, em que os pilotos do Campeonato Mundial de Rally (WRC) apoiaram Adrien Fourmaux depois que o francês foi multado por usar um palavrão em uma entrevista após a etapa no Rally da Suécia, em fevereiro, as adições anteriores ao Apêndice B não agradaram a várias categorias.
Foi citada a falta de clareza sobre quando a linguagem era considerada uma violação, especialmente porque os palavrões do piloto de Fórmula E, Dan Ticktum, não foram punidos no ePrix de Jeddah.
É possível que as medidas tenham sido introduzidas após o uso de palavrões por Max Verstappen durante uma coletiva de imprensa no GP de Singapura do ano passado, e ele, em resposta, optou por oferecer respostas mínimas em futuras sessões de mídia conduzidas pela FIA.
A FIA agora atualizou os regulamentos e reduziu as multas, com a multa básica para qualquer infração de má conduta reduzida para 5 mil euros (ou R$ 31 mil), com outras reduções para qualquer série de nível superior sujeita a um multiplicador de multa.
O órgão regulador também afirma que os comissários podem suspender as penalidades para os infratores pela primeira vez, além de esclarecer quais sessões estão sujeitas a medidas punitivas.
Foi declarado que o "Apêndice B alterado permitirá que os comissários diferenciem entre ambientes controlados e não controlados", afirmando que os ambientes controlados se estendem a coletivas de imprensa e configurações semelhantes, enquanto os comentários "não controlados" feitos na pista têm menos probabilidade de serem punidos.
A declaração da FIA acrescenta que quaisquer circunstâncias atenuantes serão levadas em consideração pela equipe de comissários da corrida.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, declarou que: "Como ex-piloto de rali, conheço em primeira mão a gama de emoções que são enfrentadas durante a competição". 
"Liderei uma revisão extensa e colaborativa com contribuições dos sete campeonatos mundiais da FIA, dos clubes membros da FIA e de outras organizações de esportes motorizados".
"Os aprimoramentos que a FIA anunciou hoje para o Apêndice B garantirão que continuemos a promover o melhor do espírito esportivo no esporte a motor, ao mesmo tempo em que darão aos comissários diretrizes eficazes para agir contra indivíduos que possam levar o esporte ao descrédito". 
"A FIA sempre estará comprometida em garantir que o esporte a motor seja acessível a toda a nossa família esportiva".
Além disso, o abuso de qualquer funcionário da FIA em um evento agora levará a penalidades esportivas em vez de multas, enquanto o órgão regulador enfatizou que quaisquer comentários racistas ou discriminatórios serão julgados com severidade.
O presidente dos comissários da F1, Garry Connelly, acrescentou que estava satisfeito com o progresso das regras e que os comissários continuariam a manter sua discrição ao serem chamados para julgar quaisquer incidentes futuros.
"A versão revisada garantirá que os comissários de pista tenham uma orientação eficaz para ajudá-los a diferenciar entre problemas dentro e fora da pista", disse Connelly.
"Estou satisfeito com o fato de que os comissários continuarão a ter total liberdade para considerar quaisquer fatores atenuantes para garantir que uma penalidade seja aplicada de forma justa a uma situação específica, em particular para levar em conta as circunstâncias do piloto em questão". 
"Essas mudanças garantirão que o automobilismo possa ser apreciado por fãs de todas as idades e darão continuidade a todos os nossos esforços coletivos para fazer o esporte crescer globalmente".

RBR tem vida sem MAX e Horner? HAMILTON TOMANDO 'SURRA'? McLaren, BORTOLETO e mais | FELIPE GIAFFONE fala de F1, Indy 500, Truck e NASCAR

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Bortoleto precisou guardar segredo a sete chaves sobre contratação pela Sauber
Próximo artigo F1: Por que pneu C6 em Ímola é teste para plano 'radical' da Pirelli

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros