Recomendado para você

F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda

F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

"Ficando mais rápido", respondeu Massa, após quarto pedido da Williams. Confira o diálogo

Por quatro vezes, engenheiros do time inglês falaram para Felipe Massa ceder posição ao companheiro

A polêmica vivida por Felipe Massa, Valtteri Bottas e Williams no GP da Malásia continua ganhando novos capítulos. Nesta segunda-feira, um canal de fãs do piloto brasileiro postou no Youtube toda a conversa (pelo menos a parte divulgada pela FIA) entre os engenheiros do time de Grove e seus pilotos em relação a uma tentativa de troca de posições em Sepang.

Nesta conversa, é possível ouvir a Williams alertar o brasileiro quatro vezes sobre a maior velocidade de Valtteri Bottas. Sem responder aos avisos nas primeiras vezes, Felipe soltou apenas um “ficando mais rápido”, no finalzinho da corrida. A resposta fez o time abortar a ideia de trocar as posições de seus pilotos.

, legendado em inglês, o engenheiro de Bottas, Jonathan Eddolls, começa pedindo para o finlandês esperar e deixar Felipe Massa ultrapassar o dinamarquês Kevin Magnussen. Massa em seguida reclama de manobra do piloto da McLaren, com um “Vocês viram o que ele fez?” (o TotalRace apurou que essa observação não foi uma reclamação de Massa contra Bottas).

Em seguida, a equipe pede a Bottas que não seja agressivo com Massa e o finlandês responde mandando o brasileiro ultrapassar Magnussen. Após alguns pedidos para Massa cuidar dos pneus, aparecem os trechos relativos às últimas voltas da corrida, quando Massa e Bottas perseguem Jenson Button.

Andrew Murdoch, engenheiro de Felipe Massa, fala três vezes seguidas que Bottas está mais rápido e, claramente, pede para deixa-lo passar. Na sequência, é o engenheiro-chefe, Rod Nelson, que alerta o brasileiro sobre a maior velocidade do finlandês. Após a fala de Nelson, Massa responde que está ficando mais rápido e a equipe decide manter as posições.

Veja o diálogo completo:

Jonathan Eddolls (engenheiro de Bottas): Precisamos deixar Felipe ultrapassar Magnussen.

Felipe Massa para o engenheiro: Você viu o que ele (Magnussen) fez? Ele bateu em mim!

Andrew Murdoch (engenheiro de Massa): Entendido, vamos checar isso agora.

Jonathan Eddolls: Não ataque Massa, não seja agressivo, nós precisamos deixá-lo passar Magnussen. E aí vamos juntos.

Valtteri Bottas para o engenheiro: Certo, então diga a ele para ultrapassar, eu tenho mais ritmo.

Andrew Murdoch: Ok, Felipe, precisamos começar a cuidar dos pneus nas curvas 2, 3 e 6. Cuide dos pneus traseiros.

Andrew Murdoch: Ok, Felipe, nós precisamos cuidar dos pneus traseiros agora.

Andrew Murdoch: Ok, Felipe, Valtteri está mais rápido que você, não o segure. Valtteri é mais rápido que você, não o segure.

Jonathan Eddolls: Você está mais rápido que Massa, passe. Você está mais rápido que Massa, passe.

Jonathan Eddolls: Então, você está mais rápido que Felipe, ultrapasse-o agora.

Andrew Murdoch: Ok, Felipe, Valtteri é mais rápido que você, ele está com pneus novos, não o segure.

Andrew Murdoch: Ok, Felipe, Valtteri tem pneus melhores, nós precisamos que o deixe passar.

Rod Nelson (engenheiro-chefe): Felipe, você está mais lento que Valtteri, deixe-o passar. Você está mais lento que Valtteri, não o segure.

Felipe Massa: Ficando mais rápido

Jonathan Eddolls: Jogue para a direita para resfriar o motor nas retas.

Valtteri Bottas: Eu tenho mais ritmo. Sem chance. Eu poderia passar.

Jonathan Eddolls: Entendido, Estamos falando com ele.

Andrew Murdoch: Felipe, precisamos esfriar o carro, precisamos esfriar o carro para controlar as temperaturas.

Andrew Murdoch: Ok, Felipe, vamos manter as posições. Valtteri não vai atacar. Valtteri não vai mais atacar.

Andrew Murdoch: Apenas esfrie o carro, continue esfriando o carro. Valtteri não vai mais atacá-lo.

Valtteri Bottas: Eu consigo ultrapassá-lo na próxima volta. Posso?

Jonathan Eddolls: Nós precisamos que esfrie o motor, realmente precisamos esfriar o motor. Negativo para ultrapassagem.

Jonathan Eddolls: Então, você terminou em oitavo. Ótimo trabalho. Nós sabemos que poderia chegar mais à frente, mas teremos uma conversa após a corrida.

Valtteri Bottas: Obrigado, pessoal, grande trabalho. Tenho 100% de certeza de que poderia ter alcançado a McLaren.
Artigo anterior Após fiasco na Malásia, Sauber busca recuperação no Bahrein
Próximo artigo Ordens de equipe não são novidade na história da Williams

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros