Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber destaca semelhanças entre Bortoleto e Verstappen

F1: Chefe da Sauber destaca semelhanças entre Bortoleto e Verstappen

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Chefe da Sauber destaca semelhanças entre Bortoleto e Verstappen
F1: Alonso revela planos de aposentadoria e confirma possível data

F1: Alonso revela planos de aposentadoria e confirma possível data

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Alonso revela planos de aposentadoria e confirma possível data
SEXTA-LIVRE AO VIVO: Acompanhe debate sobre dia de treinos do GP do Azerbaijão

SEXTA-LIVRE AO VIVO: Acompanhe debate sobre dia de treinos do GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
SEXTA-LIVRE AO VIVO: Acompanhe debate sobre dia de treinos do GP do Azerbaijão
F1: Hamilton lidera dobradinha da Ferrari em Baku no TL2; McLaren fica aquém e Bortoleto é 15°

F1: Hamilton lidera dobradinha da Ferrari em Baku no TL2; McLaren fica aquém e Bortoleto é 15°

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Hamilton lidera dobradinha da Ferrari em Baku no TL2; McLaren fica aquém e Bortoleto é 15°
F1: Por que equipes devem 'ignorar' pneus macios na classificação em Baku?

F1: Por que equipes devem 'ignorar' pneus macios na classificação em Baku?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Por que equipes devem 'ignorar' pneus macios na classificação em Baku?
F1 - Chefe da Honda manda recado para Tsunoda: "Não há muito mais que podemos fazer por ele"

F1 - Chefe da Honda manda recado para Tsunoda: "Não há muito mais que podemos fazer por ele"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Chefe da Honda manda recado para Tsunoda: "Não há muito mais que podemos fazer por ele"
F1: Norris é o mais rápido em TL1 marcado por bandeira amarela; Piastri tem problema na bateria e Bortoleto é 14°

F1: Norris é o mais rápido em TL1 marcado por bandeira amarela; Piastri tem problema na bateria e Bortoleto é 14°

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Norris é o mais rápido em TL1 marcado por bandeira amarela; Piastri tem problema na bateria e Bortoleto é 14°
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Últimas notícias

"Ficaria orgulhoso mesmo se me aposentasse no dia seguinte"

Dez ano depois, Fernando Alonso relembra primeira vitória da carreira e frustração por não poder comemorar

24 de agosto de 2003, circuito de Hungaroring. Aquele dia marcaria a primeira vitória de um dos grandes pilotos de sua geração, mas Fernando Alonso, às vésperas de completar 22 anos, nem pensava em títulos e em se tornar ídolo ferrarista ao descer de sua Renault ao final das 70 provas.

Alonso dominou o final de semana, marcando a pole e vencendo de ponta a ponta para depois correr para os braços do pai, José Luis, que estava em Budapeste. “O que lembro daquele dia é que meu pai estava aqui”, afirmou o espanhol, 10 anos depois da conquista. “Lembro de abraçá-lo, comemorando essa primeira vitória. Ele vem de um trabalho muito normal na Espanha, em uma fábrica de explosivos para minas, e minha mãe trabalhava em um shopping. E ganhar uma corrida, para nós, era algo que ficaria marcado para sempre, ficaria orgulhoso mesmo se eu me aposentasse no dia seguinte. Lembro de ter tido essa conversa com ele.”

Mas o dia não foi só de comemoração. Alonso também relembrou sua frustração quando foi impedido de comemorar a vitória, pois tinha de trabalhar logo cedo no dia seguinte – e na Polônia, longe da família e de amigos.

“Imediatamente depois da corrida, voei com o Flávio [Briatore] e o Trulli para a Polônia, porque tínhamos um evento na segunda-feira de manhã. Não sei por que, mas a lembrança mais forte dessa vitória é esse voo para a Polônia. Queria muito comemorar com meus amigos e minha família, queria voltar para a Espanha, e tive de ir para lá.”

Mesmo tendo de adiar as comemorações, Alonso destacou como aquela vitória mostrou para a equipe que eles estavam no caminho certo. Depois de amargar o fundo do grid nos últimos anos de Benetton, o time estava em um processo de reestruturação, que levou ao bicampeonato mundial, em 2005 e 2006.

“Também lembro do dia em si, sabíamos que tínhamos uma oportunidade. Era um momento importante também para a Renault, que estava sendo criticada pela filosofia escolhida para o motor, que era muito largo. Foi um alívio para toda a equipe ter sucesso naquele ano para preparar as bases para as vitórias nos campeonatos seguintes.”

Artigo anterior Volta do GP da Áustria agrada experientes e estreantes
Próximo artigo Na lista da Ferrari, Di Resta se diz pronto para a vaga

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros