Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Últimas notícias

Force India defende tratamento da FIA quanto à premiação

A Force India defendeu o tratamento preferencial que teve por receber a permissão para coletar a premiação financeira da F1 imediatamente, mesmo que isso tenha deixado alguns dos times rivais descontentes com a situação.

Esteban Ocon, Racing Point Force India VJM11

Após a Force India ter feito uma nova inscrição antes o GP da Bélgica, esperava-se que a equipe tivesse de esperar para receber a verba da chamada “coluna 1” da tabela de distribuição financeira da F1.

No entanto, veio à tona posteriormente que o plano é que a equipe continue recebendo a premiação de antigamente, mesmo que tal decisão exija aprovação das outras equipes.

O apoio unanime para a questão da coluna 1 ainda não foi alcançado, sendo que a Haas em especial quer esclarecimentos – o time procura saber por que teve de esperar dois anos para ter seu primeiro pagamento da coluna 1 após sua entrada na categoria, em 2016.

Chefe da Force India, Otmar Szafnauer disse que entende as frustrações mostradas pelas rivais, mas acredita que seja correto que sua equipe receba tratamento diferenciado da chefia da F1.

“Entendo por que um novo inscrito precisa terminar no top 10 por dois anos seguidos para receber dinheiro da coluna 1”, disse ao Motorsport.com.

“No passado, quando as equipes entravam, elas não tinham os recursos para isso, então elas passavam um tempo lá e depois saíam. Bernie [Ecclestone] não queria isso.”

“Ele queria 10 equipes sólidas. Então Bernie pensou: ‘certo, se você consegue sobreviver por dois anos sem dinheiro vindo de mim, então no terceiro ano você recebe o dinheiro, e aí não há dúvidas de que você consegue sobreviver’. Foi por isso que ele fez assim com novos inscritos.”

“Esta equipe tem competido por 25 anos. Não é uma novata. Não há dúvidas de sobrevivência daqui para frente. Então, isso não se aplica – sem contar que, há 25 anos, quando ela entrou, provavelmente teve de fazer isso. Então por que ter de fazer isso por duas vezes?”

“Se você olhar para o propósito para não receber o dinheiro da coluna 1 por duas vezes, isso não se aplica para essa questão, para esse objetivo.”

Questionado se estava preocupado se a situação da Force India poderia provocar a tentativa de outras equipes em fazer o mesmo, Szafnauer disse: “Acho que não. Isso aconteceu uma vez em nossa vida.”

“Não é como se houvesse um precedente para o próximo ano para que esse mesmo tipo de coisa aconteça. Não vai acontecer.”

Preço não foi baixo

Proprietário da Force India, Lawrence Stroll teve várias reuniões com as equipes durante o fim de semana do GP da Bélgica para explicar seu envolvimento com a compra da equipe, além de esclarecer pontos sobre os elementos comerciais.

Szafnauer disse que o retorno foi encorajador. “Acho que foi positivo. Muitas equipes não tinham conhecimento profundo do que aconteceu, já que você só fica sabendo pelo que ouve no pitlane ou lê.”

“Então, acho que foi importante para Lawrence explicar o processo pelo qual passou e alguns dos custos, que foram altos, exorbitantes. Algumas das equipes diziam que o consórcio fez a compra por um preço barato, mas não foi.”

“Então, acho que era importante esclarecer os fatos para que não haja ninguém tentando adivinhar, fazendo conjecturas e hipóteses.”

Diretor da F1, Ross Brawn acredita que o salvamento da Force India foi um momento importante para a categoria.

“Foi muito importante que essa história teve um final positivo, graças ao esforço de todos os envolvidos, incluindo a FIA e as outras nove equipes que estão no campeonato”, disse.

“Foi significativo para o bem do esporte, para sua credibilidade interna, para os olhos do mundo e, acima de tudo, para as centenas de funcionários e familiares que estavam preocupados com o emprego.”

Artigo anterior Gil de Ferran elogia Alonso: “é fácil trabalhar com ele”
Próximo artigo Verstappen não espera Red Bull na luta do título em 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros