Fórmula 1 será "muito melhor" em 2021, diz Alonso
Fernando Alonso acredita que a Fórmula 1 era mais emocionante no passado e acredita que voltará a ser no futuro
Fernando Alonso vai deixar a Fórmula 1 no final da temporada de 2018 depois de vários anos sofrendo com carros incapazes de lutar por mais do que apenas pelos pontos.
Na atual era turbo híbrido, além do domínio da Mercedes [que conquistou todos os títulos desde 2014], apenas Ferrari e Red Bull foram capazes de vencer corridas, e essas três equipes geralmente ocupam as seis primeiras posições em cada corrida exceto quando sofrem problemas de confiabilidade.
No último GP do Japão, Fernando Alonso publicou em sua conta no Instagram um vídeo de seu duelo com Michael Schumacher em Suzuka 2005, e os comentários da publicação reforçaram sua teoria de que a F1 do passado era melhor.
"Acho que você tem que tornar a categoria interessante novamente", disse o espanhol na época da publicação. "Publiquei um vídeo de 2005 e recebi 3.000 comentários que diziam: 'era a Fórmula 1 pela qual nos apaixonamos e não a que temos agora'”.
"Portanto, não é que eu sou crítico com esta Fórmula 1, é o que todo mundo vê. Um dos seis melhores carros pode sair da parte de trás em todas as corridas e terminar entre os seis primeiros, com quem quer que esteja pilotando."
O bicampeão mundial narrou os aspectos que fizeram a Fórmula 1 mais emocionante e, acima de tudo, imprevisível.
"Sentimos falta do barulho dos V10, dos V8. Nós sentimos falta da criatividade na estratégia, das diferentes cargas de combustível, da competição de pneus: talvez no molhado os Bridgestone eram melhores, mas no seco os Michelin eram superiores, e chegávamos no domingo sem saber o que poderia acontecer na corrida".
A F1 terá mudanças no regulamento em 2019 buscando melhorar o show, apesar de que a maior revisão chegue em 2021. Falando sobre isso, Alonso está confiante de que vai conseguir o que pretende.
"Para 2021, acho que a maioria das mudanças que a FOM pensa é para voltar a uma Fórmula 1 mais interessante e tenho certeza de que a categoria será muito melhor que é agora".
"O próximo ano será difícil porque as mudanças são apenas pequenas alterações aerodinâmicas e outras coisas, não acho que vão ter grande impacto, mas no futuro eu acho que vai ser bom porque a Liberty e os proprietários têm a mesma visão e eles sabem que têm que fazer alguma coisa", concluiu.
Como Alonso disse outras vezes, no momento a única coisa confirmada é que ele não estará na F1 em 2019. Ele estará em 2021?
Todos os carros de Fernando Alonso no automobilismo
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.