GP do México terá novas regras de limite de pista
FIA impôs novas regras de limites de pista na primeira curva do Hermanos Rodriguez, com o objetivo de evitar repetição dos problemas que afetaram a corrida do ano passado
Na primeira volta do GP do México de 2016, Lewis Hamilton cortou a grama depois de adotar um contorno mais largo na Curva 1 e voltou ao circuito ainda na liderança.
Os comissários da corrida não consideraram que ele tivesse ganho uma vantagem no incidente, por isso não pediu que ele cedesse a posição a Nico Rosberg.
Houve uma maior controvérsia mais tarde, porém, quando Max Verstappen atravessou a grama de maneira idêntica em sua batalha para se defender de Sebastian Vettel.
Verstappen passou a ocupar o terceiro lugar, mas recebeu uma penalidade pós-corrida e perdeu sua posição o pódio - porque os comissários viram que ele se beneficiou injustamente com a manobra.
Com os limites da pista voltando a ser assunto, após a penalidade de Verstappen por cortar caminho em Austin, quando ele ultrapassou Kimi Raikkonen na última volta, a FIA mudo o regulamento para garantir regras mais duras e rápidas estejam em vigor na 1ª volta no México.
Redutores de velocidade com 50 mm de altura, foram instalados na esquerda entre as curvas 1 e 2, com uma segunda série deles entre as curvas 2 e 3.
Em uma nota enviada pelo diretor de corrida da F1, Charlie Whiting, aos times antes da corrida mexicana, deixou claro que os pilotos agora terão que contornar a segunda série de redutores de velocidade antes de se voltarem à pista, o que na teoria custará tempo.
"Por razões de segurança, qualquer piloto que passe pela esquerda ou atravesse as seções de borda alaranjada na esquerda do piloto entre as curvas 1 e 2, ou que passa pela esquerda do bolardo no ápice da curva 2, deve voltar à pista guiando ao redor do final das seções de borda alaranjada na esquerda do piloto entre as curvas 2 e 3. "
Outros limites foram colocados nas curvas 8 e 11, onde outros limitadores foram instalados.
Whiting acrescentou: "Por razões de segurança, qualquer piloto cujo carro passa completamente atrás da calçada no ápice da curva 8 deve voltar à pista, mantendo-se totalmente à direita da borda laranja paralela à pista na saída da curva”.
"Por motivos de segurança, qualquer motorista cujo carro passar completamente atrás da calçada no ápice da curva 11 deve voltar a juntar-se à pista, mantendo-se totalmente à esquerda da borda laranja paralela à pista na saída da curva".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.