Grid de largada do GP do Japão poderá ser definido pelos tempos do 2º treino livre
Caso mau tempo persista e impossibilite classificação no domingo, ordem de largada será definida pelos tempos da segunda sessão desta sexta-feira
O grid do GP do Japão será definido pelos resultados do segundo treino livre se a sessão de classificação não ocorrer na manhã de domingo (noite de sábado no Brasil).
A classificatório foi transferido para o domingo porque os organizadores optaram por fechar o circuito de Suzuka no sábado, quando condições climáticas extremas afetarão a área, por causa do supertufão Hagibis.
A sessão está prevista para acontecer quatro horas antes do início da corrida.
No entanto, é provável que o supertufão traga ventos fortes para a região e, embora as fortes chuvas diminuam, espera-se que permaneça nas primeiras horas de domingo.
O regulamento esportivo da FIA não especifica o que acontecerá se a tomada de tempos não ocorrer e, como resultado disso, os comissários do GP do Japão comunicaram a decisão sobre como será a formação do grid.
Eles comunicaram que usarão a autoridade que lhes é concedida no Código Esportivo Internacional da FIA para alterar os regulamentos complementares do evento e estabelecer a ordem do grid com base na classificação do segundo treino livre, com as penalidades aplicadas conforme necessário.
Tradicionalmente, a segunda sessão de treinos de 90 minutos apresenta simulações de classificação.
Perguntado se ele achava que o TL2 seria uma sessão de pseudo-qualificação, caso a sessão seja cancelada, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que definir a melhor volta no segundo treino “não seria o objetivo principal".
"O principal certamente será resolver qualquer problema de instalação, garantindo que você esteja pronto para domingo", disse ele.
“Porque ainda o mais provável será se classificar no domingo de manhã e a corrida no domingo à tarde.”
"No entanto, se pudermos, tentaremos dar uma boa volta."
O chefe da Haas, Gunther Steiner, disse que o cancelamento das atividades de sábado, incluindo TL3, significa que as equipes se comprometerão com muitas voltas no TL2 e terão mais pneus disponíveis.
"Eu não diria que o TL2 se tornará uma classificação, mas muitos de nós tentarão acelerar o processo", admitiu Steiner. "Será bastante interessante."
A edição de 2019 da prova em Suzuka certamente entrará para a história e fará parte de uma das curiosidades do GP do Japão, assim como foi em 2004, que também teve um pódio 'familiar'. Confira outras curiosidades na galeria abaixo.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.