Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
Últimas notícias

Grid de largada do GP do Japão poderá ser definido pelos tempos do 2º treino livre

Caso mau tempo persista e impossibilite classificação no domingo, ordem de largada será definida pelos tempos da segunda sessão desta sexta-feira

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

O grid do GP do Japão será definido pelos resultados do segundo treino livre se a sessão de classificação não ocorrer na manhã de domingo (noite de sábado no Brasil).

A classificatório foi transferido para o domingo porque os organizadores optaram por fechar o circuito de Suzuka no sábado, quando condições climáticas extremas afetarão a área, por causa do supertufão Hagibis.

Leia também:

A sessão está prevista para acontecer quatro horas antes do início da corrida.

No entanto, é provável que o supertufão traga ventos fortes para a região e, embora as fortes chuvas diminuam, espera-se que permaneça nas primeiras horas de domingo.

O regulamento esportivo da FIA não especifica o que acontecerá se a tomada de tempos não ocorrer e, como resultado disso, os comissários do GP do Japão comunicaram a decisão sobre como será a formação do grid.

Eles comunicaram que usarão a autoridade que lhes é concedida no Código Esportivo Internacional da FIA para alterar os regulamentos complementares do evento e estabelecer a ordem do grid com base na classificação do segundo treino livre, com as penalidades aplicadas conforme necessário.

Tradicionalmente, a segunda sessão de treinos de 90 minutos apresenta simulações de classificação.

Perguntado se ele achava que o TL2 seria uma sessão de pseudo-qualificação, caso a sessão seja  cancelada, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que definir a melhor volta no segundo treino “não seria o objetivo principal".

"O principal certamente será resolver qualquer problema de instalação, garantindo que você esteja pronto para domingo", disse ele.

“Porque ainda o mais provável será se classificar no domingo de manhã e a corrida no domingo à tarde.”

"No entanto, se pudermos, tentaremos dar uma boa volta."

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

O chefe da Haas, Gunther Steiner, disse que o cancelamento das atividades de sábado, incluindo TL3, significa que as equipes se comprometerão com muitas voltas no TL2 e terão mais pneus disponíveis.

"Eu não diria que o TL2 se tornará uma classificação, mas muitos de nós tentarão acelerar o processo", admitiu Steiner. "Será bastante interessante."

A edição de 2019 da prova em Suzuka certamente entrará para a história e fará parte de uma das curiosidades do GP do Japão, assim como foi em 2004, que também teve um pódio 'familiar'. Confira outras curiosidades na galeria abaixo.

Esta será a 35ª edição do GP do Japão de F1. No mundial desde 1976, foram realizadas 30 corridas em Suzuka e quatro em Fuji. Mario Andretti, de Lotus, foi o primeiro vencedor.
E foi nesta edição, em Fuji, que aconteceu a famosa prova que deu o título mundial a James Hunt, com o abandono de Niki Lauda, sob muita chuva. O episódio foi retratado brilhantemente no filme
Suzuka é a única pista de todo o calendário da F1 com a primeira metade no sentido anti-horário e a segunda no sentido horário.
Em 30 edições, o GP do Japão em Suzuka foi vencido pelo pole position em 16 delas.
Michael Schumacher é o maior vencedor do GP do Japão, com seis triunfos: 1995, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004.
Mas Lewis Hamilton pode igualar o feito do alemão neste ano, já que possui cinco vitórias: 2007, 2014, 2015, 2017 e 2018.
A McLaren é a equipe que mais venceu no Japão, com nove vitórias, mas a Mercedes venceu em todas as edições desde o início da era híbrida da F1.
Ayrton Senna é o brasileiro com mais vitórias no país, vencendo em 1988 e 1993. Nelson Piquet ganhou em 1990 e Rubens Barrichello em 2003.
Durante muito tempo o GP do Japão era a penúltima etapa da temporada da F1, por isso acabou sendo palco de 12 decisões de título. A primeira com James Hunt, em 1976, e a última em 2011, com Sebastian Vettel, já com a corrida em Suzuka não sendo mais a penúltima daquele ano.
Em uma delas, em 1989, aconteceu um dos mais polêmicos finais de campeonato, com Ayrton Senna e Alain Prost batendo, com o francês abandonando e o brasileiro conseguindo voltar, para vencer. Logo em seguida, Senna foi desclassificado, com o título caindo no colo de Prost.
Mas Suzuka viu os três campeonatos de Ayrton Senna serem decididos lá.
Em 1988...
1990 (no 'troco' sobre Prost)
E 1991.
Em 2004, a chegada do tufão Ma-on ao país causou o cancelamento das atividades de sábado, fazendo com que o treino fosse transferido para o domingo. Naquela ocasião Michael Schumacher chegava ao país como heptacampeão e Rubens Barrichello como vice.
O alemão largou na pole e terminou a prova em primeiro, conquistando sua 13ª vitória no mundial e fazendo, de quebra, uma 'dobradinha' familiar com o irmão Ralf, que corria pela Williams na época.
16
Artigo anterior Bottas sai na frente no Japão em ‘passeio’ da Mercedes sobre Ferrari
Próximo artigo Bottas lidera ‘possível quali’ e depende de mau tempo para ser pole no Japão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros