Gutierrez critica Hamilton por gesto de falta de respeito
Piloto da Haas detona britânico da Mercedes que lhe mostrou o dedo médio durante a prova: "ele deveria respeitar todos os competidores"
Um incidente entre Lewis Hamilton e Esteban Gutierrez, da equipe Haas, também marcou a corrida em Hungaroring. Na volta 52, o vencedor ficou preso atrás do mexicano por um certo tempo, antes de conseguir ultrapassá-lo na reta principal. Com isso, a vantagem de Hamilton para Rosberg naquele momento caiu de 1s7 para 0s6. Ao superar o retardatário, o novo líder do campeonato xingou o mexicano lhe mostrando o dedo médio.
Por conta da demora em obedecer a bandeira azul e dar passagem para Hamilton, Gutierrez foi penalizado em 5s e acabou perdendo seu 12° lugar, caindo uma posição.
"Eu não ignorei a bandeira azul. Simplesmente tinha dois aviões chegando em mim, muito rapidamente. Estava concentrado na minha corrida e tentando encontrar o local mais seguro para deixá-lo (Hamilton) passar", explicou Gutierrez.
Apesar de dizer que não viu o gesto na hora, o mexicano mostrou-se aborrecido ao saber do fato.
"Não é algo nada respeitoso. No passado cheguei a falar com ele. É o campeão mundial, mas não deveria fazer esse tipo de coisa. Ele deveria respeitar todos os competidores".
Haas pede penalidade
O chefe da equipe Haas, Gunther Steiner, defendeu seu piloto e sugeriu, inclusive, que o gesto de Hamilton deveria ser analisado pelos comissários para uma possível penalidade.
"Não sei por que ele (Hamilton) estava incomodado, Gutierrez não o segurou tanto tempo assim".
"Precisamos ainda checar os dados e os tempos, mas acho que a penalização de 5s que tomamos aconteceu por causa do gesto e não porque ele (Esteban) estava segurando o líder", disse.
"Todo piloto é igual, eles querem ultrapassar logo. Mas Esteban não poderia pular e sair da frente. Acho que não afetou em nada. Era preciso isso (a reclamação)? E para mim, os 5s foram dados por causa do gesto".
Hamilton: Gutierrez "não deu bola para as bandeiras"
De sua parte, Hamilton insistiu que Gutierrez simplesmente não seguiu as regras. .
"Não foi fácil se livrar do tráfego hoje. Alguns pilotos estavam tirando o pé em locais estranhos, em que poderia haver uma colisão se você viesse muito rápido na curva. Foi difícil navegar entre eles. O Gutierrez simplesmente não deu bola para as bandeiras que estavam sendo agitadas para ele. Perdi muito tempo atrás dele e Nico estava chegando em mim. Foi complicado".
Reportagem adicional de Benjamin Vinel
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.