Galeria

Há 38 anos, morria Gilles Villeneuve; relembre vitórias do piloto na F1

Na classificação do GP da Bélgica de 1982, Villeneuve sofria um acidente fatal, interrompendo sua carreira promissora na F1

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2

No dia 8 de maio de 1982, no treino classificatório para o GP da Bélgica de Fórmula 1, Gilles Villeneuve bateu na March de Jochen Mass e foi arremessado de sua Ferrari, falecendo a caminho do hospital. A morte do canadense, famoso por seu arrojo e suas derrapadas, causou comoção no mundo do automobilismo.

Villeneuve foi um personagem importante da F1 durante o período em que esteve no paddock. No Canadá, ainda mais. Tanto que o circuito que recebe o GP no país foi renomeado em sua homenagem. Foi lá, aliás, que Villeneuve conquistou sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo, em 1978.

Leia também:

O Motorsport.com Brasil relembra todos triunfos do canadense no Mundial em galeria com fotos exclusivas no dia em que sua morte completa 38 anos. Confira abaixo:

1. GP do Canadá, 1978
A primeira vitória de Gilles Villeneuve na Fórmula 1 veio em seu segundo ano na categoria, no qual fazia sua primeira temporada completa. E em casa. Na etapa do Canadá, o piloto largou em terceiro, na chuva, e contou com quebra do pole e líder Jean-Pierre Jarier para vencer.
1. GP do Canadá, 1978
O piloto da Ferrari comemora o triunfo no Canadá levantando o troféu. Completando o pódio, veio o sul-africano Jody Scheckter com a Wolf-Ford. Ambos seriam companheiros na escuderia italiana em 1979, quando Scheckter foi campeão. O terceiro colocado foi Carlos Reutemann, que ainda estava na Ferrari.
2. GP da África do Sul, 1979
Em sua segunda vitória, Villeneuve largou em terceiro novamente. E de novo o canadense contou com a quebra do pole e líder, Jean-Pierre Jabouille, para vencer.
2. GP da África do Sul, 1979
Mas Villeneuve teve que superar o novo companheiro, piloto da casa e futuro campeão Scheckter, que largou em segundo. Além da dupla da Ferrari, Jarier foi ao pódio com a Tyrrell.
3. GP dos Estados Unidos, Oeste (Long Beach), 1979
No terceiro triunfo na F1, Villeneuve também fez sua primeira pole. O canadense fez valer o resultado do treino classificatório e chegou no lugar mais alto do pódio na corrida.
3. GP dos Estados Unidos, Oeste (Long Beach), 1979
Seu companheiro Scheckter (à direita), completou outra dobradinha da Ferrari. Em terceiro, chegou a Williams do australiano Alan Jones, campeão da temporada seguinte.
4. GP dos Estados Unidos, Leste (Watkins Glen), 1979
No quarto triunfo, Villeneuve saiu em terceiro, mas largou melhor que Jones e Nelson Piquet, da Brabham, para vencer em Watkins Glen na chuva. René Arnoux ficou em segundo com a Renault, enquanto Didier Pironi, futuro companheiro de Villeneuve na Ferrari, completou o pódio com a Tyrrell.
5. GP de Mônaco, 1981
A quinta vitória do canadense veio em seu 10º pódio na Fórmula 1. Piquet largou na pole com a Brabham no ano em que conquistaria seu primeiro título. O brasileiro vinha na liderança até a volta 53, mas bateu e legou a liderança a Alan Jones.
5. GP de Mônaco, 1981
O australiano, por sua vez, também teve azar. Ele não bateu, mas sua Williams teve problemas de combustível e Jones não pôde impedir que Villeneuve passasse para assumir a ponta.
5. GP de Mônaco, 1981
A bordo da Ferrari, o canadense voltou a vencer depois de dois anos. Ele largara em segundo. Quem terminou na posição foi Jones, com Jacques Lafitte completou o pódio em terceiro.
6. GP da Espanha, 1981
O último triunfo de Villeneuve também veio na temporada 1981. Coincidentemente, foi na etapa da Espanha, que recebe a F1 no próximo fim de semana no atual campeonato. Hoje, a prova acontece em Barcelona. Em 1981, a corrida aconteceu em Jarama pela última vez.
6. GP da Espanha, 1981
O canadense saiu em sétimo, mas já era terceiro após a largada e segundo no fim da primeira volta. No 14º giro, Jones errou e legou a ponta a Villeneuve. Ele não saiu mais da ponta e venceu pela última vez. Laffite, que largou mal da pole, foi o segundo com a Ligier. John Watson foi o terceiro com a McLaren.
12

VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título

PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Rossi na F1: relembre quando a lenda da MotoGP guiou pela Ferrari
Próximo artigo VÍDEO: Quais vitórias de Nelson Piquet a Globo poderia reprisar?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil