Hamilton diz que devolver posição a Bottas foi "arriscado"
Lewis Hamilton crê que poderia ter usado risco como desculpa para não devolver terceiro lugar a Valtteri Bottas no GP da Hungria














A Mercedes aplicou o jogo de equipe durante o GP da Hungria, realizado no último domingo (30). Lewis Hamilton garantia ter mais ritmo do que Valtteri Bottas e pediu ao time que conversasse com o finlandês para a troca de posição.
Bottas abriu para Hamilton, que se aproximou de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen, mas não conseguiu superar os ferraristas. Mesmo com boa vantagem sobre o companheiro de Mercedes, o britânico tirou o pé e devolveu a posição para o finlandês na reta de chegada, abrindo mão de um terceiro lugar praticamente garantido.
Após a prova, Hamilton julgou ter feito a coisa certa ao devolver a posição, mas ressaltou que assumiu riscos para cumprir o combinado entre ele, a equipe e Bottas.
"Tinha muito mais ritmo do que Valtteri, mas o rádio não funcionava e não conseguia me comunicar com a equipe", explicou. "Então eu meio que estava preso atrás dele, sentindo que tinha ritmo para brigar com as Ferraris", disse.
"Então o rádio voltou a funcionar e eles deram a Valtteri algumas voltas para buscar as Ferraris, mas ele não conseguiu. Valtteri foi enorme ao me deixar passar. Meu pensamento era o de que se eu não conseguisse superar as Ferraris, devolveria a posição. Com mais ritmo, eu me distanciei e abri sete segundos de vantagem."
"Foi complicado, no fim, reduzir o ritmo. Na verdade, foi meio arriscado tirar o pé, pois havia retardatários perto, que também reduziam para me deixar passar", afirmou.
"Quando comecei a reduzir, os retardatários tentaram me ultrapassar. Então foi bem perigoso, para ser honesto. Além disso, Bottas estava apenas com um segundo de vantagem sobre a Red Bull."
Pensei que, fazendo a coisa certa, poderia terminar em quinto, o que seria muito ruim. Felizmente consegui lidar bem com a situação e fiz o que achava ser o correto", contou.
Hamilton insistiu que não se arrepende de ir às férias perdendo mais três pontos em relação a Vettel por ter devolvido a posição para Bottas. Para o tricampeão, o mais importante é ter a consciência tranquila.
"Não creio que isso ficará voltando à minha mente. Se tivesse mantido minha posição, teria razões para isso, pois como disse tomei riscos para devolver o lugar a ele, o que é desnecessário quando você briga pelo título."
"Na minha mente, quero vencer o campeonato de maneira correta. Não sei se isso vai me prejudicar no fim, mas disse no começo do ano que quero ser justo e creio que agi dessa forma."
Por fim, Hamilton ressaltou as dificuldades sofridas com a falta de comunicação na primeira parte da corrida em Hungaroring. Quando as comunicações foram restabelecidas, o piloto disse ao time que preferia ter ficado mais tempo na pista antes do pitstop.
"Quando você não tem rádio, é como se pilotasse com os olhos vendados. Você tem noção do seu ritmo, mas eles não sabem de fato o quanto você está forçando e se pode andar mais rápido, não sabem os problemas e quais as fraquezas de momento", disse.
"Você não consegue orientá-los sobre ajustes a serem feitos no pitstop, você não recebe um feedback sobre os tempos de volta. Tivemos um problema e nada pôde ser feito, demos nosso melhor."
"Claro que após um episódio como este, vamos nos reagrupar e encontrar um caminho melhor para lidar com isso. Tenho certeza de que conseguiremos fazer isso", completou.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.