Hamilton é único da história no nível de Senna, diz Berger
Ex-companheiro do brasileiro na McLaren, austríaco diz que inglês é o único que pode ter carreira comparada à de Senna na F1
O chefe do DTM, Gerhard Berger, que guiou ao lado de Ayrton Senna na equipe McLaren de 1990 a 1992, vê Lewis Hamilton acima de todos os outros campeões mundiais contra os quais correu ou assistiu ao longo das décadas.
"Todo mundo sempre me pergunta: 'como você vê esse piloto contra o Ayrton?'", disse Berger. "E eu sempre em todos os anos digo: 'eu não vejo ninguém perto de Ayrton'. Mas Lewis é o primeiro piloto que coloquei no mesmo nível de Ayrton”.
"O cara é incrivelmente rápido. Ele comete um pouco menos de erros que os outros, e o que me impressiona com ele - quando você ganha tanto quanto ele ganhou - é que você pode pensar: 'hoje estou em segundo. Vou atropelar a cabeça dele e ganho ou abandono.”
"Ele não faz isso, ele apenas fica lá e espera, 'OK, eu termino em segundo e ganho os pontos'. Parece que ele está fazendo o jogo de uma forma tão boa agora que é imbatível no momento.”
"Eu vejo realmente muitos dos campeonatos que foram ganhos pela Mercedes nos últimos anos. Quem ganhou foi Lewis e o motor. O motor foi excelente, sim. Mas Lewis, no molhado, em um circuito rápido, em um circuito de rua, se classificando, ele está sempre lá.”
"Ele ganhou o campeonato cinco vezes, ganhou corrida atrás de corrida. Sim, ele está no melhor carro com o melhor motor, mas ele também é o melhor – de longe o melhor no momento."
Berger acredita que Hamilton pode desafiar os recordes de Michael Schumacher, especialmente o de sete títulos mundiais.
"Eu acho que Lewis, se nada acontecer com ele e ele continuar assim, pelos próximos dois ou três anos, acho que ele sempre estará disputando o campeonato. Definitivamente, ele tem a chance."
"Também o que aconteceu com Michael, de um lado eu gostaria de proteger o sucesso de Michael, porque é uma tragédia muito triste. Mas quando você coloca tudo isso em perspectiva, Lewis Hamilton é o piloto mais especial em todo o tempo que eu assisti F1."
Questionado sobre como comparar Hamilton e Schumacher, ele disse: "de um lado você pode simplesmente ir estatisticamente – quem venceu mais corridas ou qualquer outra coisa”.
"E então você vai um pouco mais fundo, e diz então quem ganhou mais corridas em quantas corridas fez isso, e então você olha para as classificações. Eu vou mais sentindo enquanto assisto.”
"Para mim, sempre houve grandes campeões, como Nelson Piquet, como Niki Lauda, como Alain Prost e como Michael. Mas sempre havia uma coisa acima deles, Ayrton. Agora vejo Lewis na mesma liga.”
"Difícil dizer para mim onde eu colocaria Jim Clark ou Fangio. Eu vi outro dia um documentário sobre Fangio e percebi o quão forte esse cara era."
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.