Hamilton presta apoio a Susie Wolff em ação contra FIA e faz duras críticas ao atual momento da F1

George Russell também criticou a falta de transparência atual no esporte e disse que situações como essa não podem ser "varridas para debaixo do tapete"

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, Susie Wolff

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Lewis Hamilton está "incrivelmente orgulhoso" de Susie Wolff por ter apresentado uma queixa criminal contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que - juntamente com a Fórmula 1 e o automobilismo - carece de "transparência" e "responsabilidade".

Leia também:

A diretora administrativa da F1 Academy, Susie Wolff, revelou antes do GP da Austrália deste fim de semana que entrou pessoalmente com uma queixa criminal nos tribunais franceses contra a FIA. Em dezembro, a entidade começou a investigar um possível conflito de interesses entre Wolff e seu marido Toto - o chefe da Mercedes na F1 - supostamente depois que os chefes de equipe reclamaram que informações confidenciais haviam sido compartilhadas entre o casal.

Mas o paddock saiu em forte defesa de Wolff e, em uma resposta coordenada, negou a reclamação à FIA, fazendo com que o órgão regulador desistisse de qualquer investigação. Embora o assunto tenha se acalmado em público, Susie agora tomou uma atitude.

"Ainda não houve nenhuma transparência ou responsabilidade em relação à conduta da FIA e de sua equipe nesse assunto", escreveu ela. "Sinto que, mais do que nunca, é importante se levantar, denunciar comportamentos impróprios e garantir que as pessoas sejam responsabilizadas. Embora alguns possam pensar que o silêncio os isenta de responsabilidade, isso não acontece."

Hamilton saiu em defesa veemente de Wolff, elogiando seus esforços para esclarecer uma organização e um esporte que carece de responsabilidade e transparência.

Susie Wolff and Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes

Susie Wolff e Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da Mercedes

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Isso ocorre dias depois de relatos de que uma funcionária da Red Bull, agora suspensa, reclamou à FIA sobre o comportamento do chefe da equipe, Christian Horner, enquanto o órgão regulador também concluiu uma investigação sobre alegações de que seu próprio presidente, Mohammed Ben Sulayem, tentou influenciar a arbitragem nos GPs da Arábia Saudita e de Las Vegas de 2023.

Hamilton, sete vezes campeão mundial de F1, disse: "Em primeiro lugar, estou incrivelmente orgulhoso de Susie. Ela é muito corajosa. Ela defende valores tão grandes. Ela é uma grande líder. Em um mundo em que muitas vezes as pessoas são silenciadas, o fato de ela se levantar envia uma mensagem muito boa. Eu adoro o fato de ela estar tirando isso do mundo, apresentando-o de fora, porque há uma verdadeira falta de responsabilidade neste esporte, na FIA."

"As coisas que estão acontecendo a portas fechadas, não há transparência, claramente não há responsabilidade. Como podemos confiar no esporte e no que está acontecendo aqui se não tivermos isso? Esperamos que essa posição que ela tomou agora crie mudanças, tenha um impacto positivo, especialmente para as mulheres."

"Estamos vivendo em uma época em que a mensagem é 'Se você fizer uma reclamação, será demitida'. Essa é uma narrativa terrível para ser projetada para o mundo.

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 Team, signs autographs for fans

Lewis Hamilton, da equipe Mercedes-AMG F1, dá autógrafos para os fãs

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

"Portanto, especialmente quando estamos falando de inclusão aqui no esporte, precisamos ter certeza de que estamos nos mantendo fiéis aos valores fundamentais aqui."

George Russell, companheiro de equipe, acrescentou: "Você confia que os líderes deste esporte têm os melhores interesses em mente, e não os seus próprios interesses... Quando não temos os fatos e os números, e não há transparência, você sempre acha que há algo escondido."

"É por isso que é tão importante para o esporte agora enviar a mensagem certa a todos que apoiam a Fórmula 1, assistem à Fórmula 1, querem se envolver na Fórmula 1, de que as coisas não são simplesmente varridas para debaixo do tapete."

ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Relembrando trajetória no automobilismo, Ocon revela que "tinha o peso da família nos ombros"
Próximo artigo F1: Alonso não vai deixar que outros "ditem seu destino", e afirma que Aston tem prioridade

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil