Veja quando Hamilton pode passar Schumacher em vitórias na F1
Britânico tem 75 triunfos na categoria máxima do automobilismo. Recorde é do heptacampeão mundial, que venceu 91 vezes
Depois de duas vitórias consecutivas na temporada 2019 da Fórmula 1, o pentacampeão Lewis Hamilton se aproxima cada vez mais do recorde de triunfos da categoria. A marca é do heptacampeão Michael Schumacher, que subiu no alto do pódio 91 vezes. O britânico de 34 anos ganhou em 75 oportunidades, 53 delas pela Mercedes na era híbrida do campeonato (2014 em diante). O aproveitamento de Hamilton pela equipe é de 51,4% (53 vitórias em 103 GPs). Se mantiver esse ritmo, o inglês deverá empatar com o alemão por volta da 16ª etapa de 2020, último ano de contrato do piloto com o time germânico.
Desde a introdução dos motores híbridos, Hamilton vence, em média, 10 corridas por ano. Nas cinco temporadas completas disputadas pela escuderia de 2014 em diante, o pentacampeão venceu 51 provas. Assim, deve terminar 2019 com pelo menos mais oito vitórias, chegando a 83 triunfos no fim do ano. Se confirmar esses números, o britânico precisaria de mais oito em 2020 para empatar com Schumacher.
Com base nesse aproveitamento, o cálculo hipotético elaborado pelo Motorsport.com Brasil indica que Hamilton chegaria à 91ª vitória na corrida 16 do próximo ano. De acordo com o atual calendário, seria na etapa da Rússia, em Sochi. Entretanto, a programação de 2020 terá a inclusão do GP do Vietnã, o que deve alterar o ordenamento das provas. Se o britânico "atrasar" um pouco a busca pelo recorde, pode empatar - ou ultrapassar - com Schumacher na corrida do Brasil, em Interlagos. Atualmente, a etapa é a 20ª do calendário.
Confira imagens das primeiras vitórias de Hamilton em cada temporada com a Mercedes na era híbrida:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.