Honda e Red Bull têm 1ª reunião formal para parceria
Representantes dos dois lados iniciam discussão para provável acordo para a próxima temporada
A Honda e a Red Bull realizaram sua primeira reunião formal sobre um possível acordo de fornecimento de motores na Fórmula 1.
A Red Bull, que atualmente usa motores Renault, vem usando a Toro Rosso para monitorar a operação e o progresso da Honda. Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, se reuniu com o chefe de competições da Honda, Masashi Yamamoto, na preparação para o GP do Azerbaijão do último fim de semana.
A reunião de Baku é a primeira conversa formal entre a Honda e a Red Bull sobre uma oferta potencial, e as condições que cada uma das partes pretende impor para fazer um acordo acontecer.
A Red Bull e a Honda parecem felizes de trabalhar até o prazo final (15 de maio) para confirmar uma oferta de motores descrita nos regulamentos esportivos da FIA.
Há flexibilidade nesta data, desde que todos os fabricantes de motores e a FIA concordem, mas a Renault indicou que cumprirá o prazo se continuar a fornecer motores à Red Bull além de seu contrato atual, que termina neste ano.
A Renault está planejando um significativo salto de desempenho para o GP do Canadá em junho, o que pode coincidir com a próxima grande atualização da Honda.
Isso representaria uma comparação fundamental entre os níveis de desempenho e desenvolvimento das duas fabricantes se a Red Bull não tiver firmado um contrato de fornecimento de motores até o momento.
A parceria entre Red Bull e Renault rendeu quatro títulos mundiais a ambas entre 2010 e 2013, mas passou a ser conturbada desde que a Fórmula 1 introduziu as unidades híbridas turbo V6. A Red Bull venceu apenas nove corridas desde o início de 2014, quando a Mercedes e a Ferrari superaram a Renault em termos de motor.
Isso aumentou a especulação de que a Red Bull possa estar querendo apostar na Honda, que seria sua primeira fornecedora de motores de verdade desde que a Renault retornou com sua equipe para o campeonato em 2016.
A Honda ainda está buscando melhorar seus sistemas de recuperação de energia e sua tecnologia no motor de combustão interna, e ainda tenta provar que pode produzir um motor vencedor de corridas.
O melhor resultado da McLaren-Honda em três anos foi um quinto lugar, algo que a Toro Rosso superou em apenas em sua segunda largada com a Honda nesta temporada, quando Pierre Gasly terminou em quarto no Bahrein.
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