Imagens fortes chocam pilotos em reunião sobre Halo
Apresentação oficial de dispositivo nesta sexta-feira incluiu imagens "chocantes" em meio às conversas que prosseguirão na próxima semana
Com equipes já desenvolvendo seus carros de 2017, a FIA está empenhada em introduzir o Halo como dispositivo de segurança para a cabaça dos pilotos. A apresentação em Hungaroring deu a eles uma oportunidade de expor seus pontos de vista, na sequência de um evento similar em Austin no ano passado.
O diretor de prova Charlie Whiting, o diretor de segurança Laurent Mekies e consultor de segurança de longa data Andy Mellor realizaram a apresentação, em que eles mostraram exemplos de acidentes anteriores na F1, GP2 e GP3, e detalharam como Halo teria se comportado.
Eles responderam a perguntas dos pilotos sobre os diferentes tipos de acidentes e problemas de visibilidade, que também foram discutidos, citando o exemplo de uma pista ondulada como Spa.
Fundamentalmente, a apresentação também incluiu vídeo de testes com o Aeroscreen, desenvolvido pela Red Bull, e incluiu uma explicação dos motivos que a FIA escolheu o Halo como melhor opção.
Opiniões divididas
Fontes sugerem que a apresentação deixou os pilotos bastante impressionados, mas eles permaneceram divididos sobre o futuro do Halo, com alguns ainda considerando que cockpits completamente abertos fazem parte do DNA do esporte.
"Acho que os slides que nos mostraram hoje junto com as imagens, foram bastante chocantes", disse Carlos Sainz, da Toro Rosso.
"Você pôde ver o que ele faz e quantas vidas poderiam ter sido salvas."
"Os pilotos podem odiá-lo, e nós sabemos que não é o DNA do nosso esporte, mas quando você analisa, ele realmente faz sentido."
"Eu não gosto disso, mas é algo que mesmo não gostando, é como quando seu pai lhe diz que você está errado. Você sabe que ele está certo, mas você não quer admitir isso."
Daniil Kvyat, companheiro de equipe de Sainz, acrescentou: "os argumentos que nos deram em relação à segurança foram fortes. Obviamente, se você realmente quiser, podemos fazer a F1 completamente estéril e completamente segura, mas o ponto de interrogação é onde temos de parar.
"Eu não sei se já é um passo muito além ou se estamos nessa fronteira com o Halo. Eu já disse muitas vezes que quando venho para a pista, sei que pode ser o último dia no escritório."
"Não estou tentando ser um herói mas, no final, a F1 é um show. E por isso que é tão popular."
Sainz acrescentou: "acho que está muito claro que salva vidas, estou 100% certo. Esteticamente ninguém gosta dele, por isso temos que equilibrar o quanto vale a pena para salvar uma vida por cinco ou 10 anos."
"Acho que a votação vai começar em breve e todo mundo vai colocar suas mãos a favor ou contra, mas a FIA vai fazer todo o possível para fornecer um item que realmente funcione muito bem e em muitas situações."
Grupo de Estratégia
O próximo passo para o Halo é a reunião da próxima semana do Grupo de Estratégia, em que todas as equipes da F1 vão discutir o assunto, antes de uma provável introdução em 2017.
Se for submetida a votação, a questão será levada à Comissão da F1 - embora seria necessário apoio unânime em ambas as fases.
Um piloto questionou na apresentação da FIA a respeito dos motivos que fizeram o Halo ser decidido pelas equipes, quando era uma questão de segurança para os pilotos.
Se o grupo de estratégia ou da Comissão F1 bloquear a introdução do Halo, a FIA ainda poderia implantá-lo mesmo assim, alegando razões de segurança.
Relembre trajetória do Halo, uma das possíveis grandes novidades da F1 em 2017
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.