Recomendado para você

F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva

F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva
F1: Norris ainda pode ser campeão no Catar? Veja matemática para o título

F1: Norris ainda pode ser campeão no Catar? Veja matemática para o título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Norris ainda pode ser campeão no Catar? Veja matemática para o título
VÍDEO F1: Bortoleto visita hospitalidade da Aston Martin e se desculpa com Stroll após batida em Las Vegas

VÍDEO F1: Bortoleto visita hospitalidade da Aston Martin e se desculpa com Stroll após batida em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
VÍDEO F1: Bortoleto visita hospitalidade da Aston Martin e se desculpa com Stroll após batida em Las Vegas
F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"

F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"
F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda

F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda
F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?

F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?
F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema

F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança
Últimas notícias

Massa conta com "quase um irmão" dentro da Ferrari: Rob Smedley

Relação entre piloto brasileiro e engenheiro de pista inglês já proporcionou momentos hilários e históricos

Smedley e Massa durante teste em Jerez

Quando se pensa em uma dupla de engenheiro de pista e piloto logo vem à cabeça Rob Smedley e Felipe Massa. O inglês de Manchester e o brasileiro estão juntos na Ferrari desde a metade da temporada de 2006 - a primeira de Massa na equipe italiana - e já protagonizaram alguns momentos históricos, e outros um tanto cômicos.

Ao engenheiro de pista, cabe fazer a ponte entre piloto e equipe em relação ao acerto do carro e à estratégia. Além disso, parte dele os comandos para ajustes que o piloto terá de fazer no volante.

Mas Smeldey é mais que isso para Massa na Ferrari. Seu estilo “irmão mais velho” e brincalhão, incomum entre os engenheiros, fez com que alguns diálogos da dupla se tornassem hit na Internet.

“É uma relação como você tem com um irmão. Uma relação boa e aberta, mas ao mesmo tempo profissional”, define Massa.

O mesmo que passou a mensagem, um tanto sem graça, é verdade, de que Fernando Alonso era “mais rápido” no GP da Alemanha de 2010, e que ao final da prova chamou Massa, que havia cedido a vitória ao companheiro, de “magnânimo”, foi o que chamou o piloto de “baby” na Malásia, em 2009. E como esquecer do “quem é o papai do Brasil?” quando o brasileiro fez a pole em casa em 2008, ou o “muito bem, sunshine” após a vitória no GP da Espanha de 2007?

“O engenheiro é a pessoa mais próxima do piloto, então é importante conhecê-lo bem não só do lado do trabalho, mas do pessoal também. Temos uma amizade muito grande, nos conhecemos muito bem. Só de olhar, o engenheiro já sabe se você está pensando alguma coisa diferente. E vice-versa”, garante o piloto.

GP da Espanha, 2007

GP do Brasil, 2008

GP da Malásia, 2009

Artigo anterior Ecclestone garante que GP do Bahrein não corre risco
Próximo artigo Felipe Nasr fecha com atual campeã para correr na GP2 em 2012

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros