Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Massa conta com "quase um irmão" dentro da Ferrari: Rob Smedley

Relação entre piloto brasileiro e engenheiro de pista inglês já proporcionou momentos hilários e históricos

Smedley e Massa durante teste em Jerez

Quando se pensa em uma dupla de engenheiro de pista e piloto logo vem à cabeça Rob Smedley e Felipe Massa. O inglês de Manchester e o brasileiro estão juntos na Ferrari desde a metade da temporada de 2006 - a primeira de Massa na equipe italiana - e já protagonizaram alguns momentos históricos, e outros um tanto cômicos.

Ao engenheiro de pista, cabe fazer a ponte entre piloto e equipe em relação ao acerto do carro e à estratégia. Além disso, parte dele os comandos para ajustes que o piloto terá de fazer no volante.

Mas Smeldey é mais que isso para Massa na Ferrari. Seu estilo “irmão mais velho” e brincalhão, incomum entre os engenheiros, fez com que alguns diálogos da dupla se tornassem hit na Internet.

“É uma relação como você tem com um irmão. Uma relação boa e aberta, mas ao mesmo tempo profissional”, define Massa.

O mesmo que passou a mensagem, um tanto sem graça, é verdade, de que Fernando Alonso era “mais rápido” no GP da Alemanha de 2010, e que ao final da prova chamou Massa, que havia cedido a vitória ao companheiro, de “magnânimo”, foi o que chamou o piloto de “baby” na Malásia, em 2009. E como esquecer do “quem é o papai do Brasil?” quando o brasileiro fez a pole em casa em 2008, ou o “muito bem, sunshine” após a vitória no GP da Espanha de 2007?

“O engenheiro é a pessoa mais próxima do piloto, então é importante conhecê-lo bem não só do lado do trabalho, mas do pessoal também. Temos uma amizade muito grande, nos conhecemos muito bem. Só de olhar, o engenheiro já sabe se você está pensando alguma coisa diferente. E vice-versa”, garante o piloto.

GP da Espanha, 2007

GP do Brasil, 2008

GP da Malásia, 2009

Artigo anterior Ecclestone garante que GP do Bahrein não corre risco
Próximo artigo Felipe Nasr fecha com atual campeã para correr na GP2 em 2012

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros