McLaren contrata engenheiro de elite da Red Bull como novo diretor técnico
Rob Marshall ocupava o cargo de diretor de engenharia na escuderia do atual bicampeão mundial Max Verstappen
Após dispensar o britânico James Key do cargo de diretor técnico no começo de 2023, a equipe McLaren de Fórmula 1 agora contratou junto à Red Bull o engenheiro Rob Marshall para exercer o importante cargo no time de Woking.
O anúncio vem após a McLaren confirmar o retorno de Gil de Ferran à escuderia de F1, com o brasileiro já voltando à estrutura da marca na categoria máxima do automobilismo mundial como consultor -- entre o meio de 2018 e o começo de 2021, ele foi o diretor esportivo da equipe.
No caso de Marshall, porém, a chegada de facto à McLaren se dará somente após a temporada 2023, embora o britânico já vá deixar o cargo de diretor de engenharia na Red Bull para cumprir o período afastado de seu time até então, para que assim possa posteriormente assumir a nova função.
Com isso, Marshall encerra passagem de 17 anos pela Red Bull. Anteriormente, ele trabalhou na Renault, sendo visto como um dos responsáveis pela estrutura que rendeu à marca francesa os títulos de construtores de 2005 e 2006, quando o espanhol Fernando Alonso também foi bicampeão.
A partir de janeiro de 2024, então, Marshall será diretor técnico, de engenharia e de design. O inglês, aliás, foi designer-chefe da Red Bull no 'período de ouro' do time entre 2010 e 2013, com o alemão Sebastian Vettel, antes assumir a posição especialmente criada de "chefe de engenharia".
Mais recentemente, ele esteve bastante envolvido com o 'braço' Red Bull Powetrains, divisão da marca de energéticos focada no desenvolvimento de unidades de potência -- atualmente em parceria com a Honda, que será 'substituída' pela Ford a partir do começo de 2026.
O chefe da McLaren, Andrea Stella, comentou a contratação: "Estou incrivelmente feliz que Rob estará se juntando à McLaren. Com cerca de 25 anos de experiência no automobilismo, Rob se junta a nós com uma grande riqueza de conhecimento e expertise, elevada pelo seu período na Red Bull. A contratação de Rob é um dos passos fundamentais e uma adição 'natural' para ajudar o time na jornada de volta aos nossos rumos de vitória".
Rob Marshall no pódio do GP da Austrália, vencido por Verstappen e com Hamilton em 2º e Alonso em 3º
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
A 'troca' de Key por Marshall, além da volta de Gil de Ferran, são algumas das medidas adotadas por Stella desde que o italiano virou chefe da McLaren, substituindo o antecessor Andreas Seidl, que chegou ao comando do time em 2019. No fim de 2022 o alemão assumiu o cargo de CEO da Sauber.
Cacifado pelo CEO da McLaren, Zak Brown, Stella também tirou da Ferrari o engenheiro David Sanchez, que era o chefe de conceito veicular e design na Scuderia. Assim como Marshall, o francês chega a Woking no começo de 2024.
Stella seguiu: "Somos uma equipe com ambição de brigar por campeonatos, mas, nas duas últimas temporadas, não mostramos uma tendência positiva do ponto de vista de competitividade de pista. Por isso, nos últimos meses, trabalhamos para ajustar essa 'tendência'. O approach que temos adotado é compreensível e baseado na ideia de fortalecer o time em termos de pessoal e expertise, paralelamente a projetos em andamentos para melhorar nossa tecnologia e infraestrutura".
“Pessoas e filosofia de trabalho são nossos recursos mais importantes. Recentemente, investimos e trabalhamos para desenvolver e capacitar os talentos internos da McLaren, já percebendo e medindo o impacto positivo. Paralelamente, temos reforçado nosso staff com novos talentos. A 'lista' já era forte e encorajadora, mas a adição de um indivíduo habilidoso como Rob consolidará ainda mais nossa capacidade de estabelecer os mais altos padrões e de projetar carros vencedores", completou.
Complementando o nova cúpula técnica da McLaren, Neil Houldey, que já está na equipe, trabalhá sob supervisão de Marshall no recém-criado cargo de vice-diretor técnico, de engenharia e de design.
A Red Bull, por sua vez, exaltou Rob pelos serviços. “Gostaríamos de agradecer por tudo que ele fez nos últimos 17 anos. Seu trabalho na geração de carros que nos deram quatro incríveis dobradinhas de pilotos e construtores de 2010 a 2013 foi notável", disse o chefe da equipe, Christian Horner.
Ele continuou a ser uma figura-chave na equipe e em 2016 assumiu o papel mais amplo de diretor de engenharia, que o envolveu em outros projetos da empresa. Sua influência fará falta, mas mais uma vez agradecemos por tudo o que ele fez e desejamos o melhor em seu novo papel", finalizou.
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