Fórmula 1 GP do Japão

McLaren e Toyota estreitam 'laços' em meio à rumores de um possível retorno da fabricante japonesa à F1

Equipe de Woking usava o túnel de vento da Toyota em Colônia e agora tem um piloto júnior da fabricante como reserva para 2024

Oscar Piastri, McLaren MCL60

A McLaren está pronta para embarcar em uma troca de ideias com a Toyota, enquanto circulam rumores de que a fabricante japonesa poderia estar de olho em um retorno à Fórmula 1.

A equipe papaia encerrou recentemente um acordo de longa data que tinha para usar o túnel de vento da Toyota em Colônia, ao mudar seu programa para suas novas instalações em Woking. Mas, em vez de ser o fim da associação, parece que a parceria McLaren e Toyota está na verdade evoluindo e se aproximando.

Leia também:

A evidência disso veio antes do GP do Japão do fim de semana passado, quando a McLaren anunciou que o piloto júnior da Toyota, Ryo Hirakawa, ocuparia um cargo de reserva em 2024. Como parte do acordo, o japonês também se juntará ao programa de simuladores da McLaren e realizariam alguns testes em seu carro de 2021.

O acordo de Hirakawa parecia ser uma escolha inusitada, já que ele nunca havia estado no radar das equipes de F1, mas claramente ocorreu em meio a um esforço da Toyota para obter vínculos mais fortes com as corridas de GP.

A presença do presidente da Toyota, Akio Toyoda, com a McLaren no GP do Japão do último fim de semana, como parte de uma delegação da fabricante japonesa, também alimentou ainda mais a ideia de um interesse crescente na F1. Isso até gerou rumores de que a McLaren poderia ter a Toyota no radar como um potencial futuro parceiro de motores caso decidisse retornar à categoria em algum momento.

Solicitado pelo Motorsport.com para explicar os antecedentes da nomeação de Hirakawa, o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, revelou que isso fazia parte de um acordo mais amplo com a Toyota.

“Havia o elemento de que, tendo iniciado um programa de desenvolvimento de pilotos, havia muitas pessoas batendo à porta”, disse Stella. “Buscamos ativamente talentos, mas também temos interesse de outros talentos em aderir ao programa, o que é bom. Isso mostra que temos credibilidade deste ponto de vista."

“Portanto, estamos certamente entusiasmados com o fato de Ryo e Toyota quererem se juntar à equipe em termos do programa de desenvolvimento de pilotos. Aí aproveitamos para dizer 'bem, vamos adicioná-lo ao grupo de pilotos reservas'. E isso não vale apenas para o próprio piloto."

“Também estamos interessados em um pouco de troca de como lidamos com o desempenho, como lidamos com o desenvolvimento dos pilotos. Então, queremos expandir um pouco nossos horizontes.”

Embora exista potencial para estreitar laços nos próximos anos, sugestões de que a Toyota definitivamente deseja retornar à F1 parecem ser prematuras por enquanto.

Falando no GP do Japão, o conselheiro da Toyota Gazoo Racing, Kazuki Nakajima, disse que o acordo com Hirakawa não foi o primeiro passo para um retorno à categoria, mas deixou a porta aberta para as coisas mudarem nos próximos anos.

“Por enquanto, claramente não”, disse ele quando questionado pelo Motorsport.com sobre o interesse da Toyota na F1. “Este acordo é realmente focado puramente em um piloto, apoiando o sonho de um piloto. No momento, realmente não tem nada a ver com isso. Eu sei, é claro, que você pode pensar sobre isso, e há muitos rumores. Mas posso dizer claramente que não e que não tem nada a ver com isso. Para o futuro, nunca sabemos."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast debate tensão interna na Mercedes e até quando Pérez 'sobrevive' na Red Bull

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte também do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Insaciável? Red Bull avança trabalhos para 2024 mas ainda prevê melhorias no RB19
Próximo artigo F1: Pérez admite ter contratado um psicólogo para lidar com a pressão na Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros