Mudança na lei italiana deve salvar GP da Itália
Mudança na lei italiana permitirá que Automóvel Clube da Itália contribua com pagamento de taxa para Fórmula 1 e garanta novo contrato para Monza
A situação do GP da Itália vem se arrastando há meses, com Bernie Ecclestone e os promotores da prova tentando chegar a um acordo para manter a prova em Monza após o encerramento do contrato atual, no fim de 2016.
Houve reuniões durante o GP de Mônaco e também durante o final de semana da prova italiana, mas os envolvidos não conseguiram chegar a um acordo financeiro que agradasse as duas partes. No entanto, a indecisão parece finalmente chegar ao fim com uma mudança na lei italiana.
Antes, o Automóvel Clube da Itália não tinha permissão para ajudar a pagar os valores do contrato com a Fórmula 1 por limitações na lei do país. Isso deve mudar com a emenda escrita pelo Comitê Orçamentário da Câmara Italiana que modifica o artigo 183, permitindo ao órgão o envolvimento no pagamento da taxa à F1.
Espera-se que a alteração na lei seja aprovada antes do Natal e pavimente o caminho para um novo acordo que mantenha o GP da Itália no calendário da categoria por pelo menos mais sete anos. Angelo Sticchi Damiani, presidente do Automóvel Clube da Itália, acredita que a mudança na lei é uma ajuda fundamental para assegurar Monza na F1.
"O estatuto nos impedia de intervir para salvar Monza. Tínhamos dificuldades de distinguir os recursos vindos do esporte e de outras atividades. Esta mudança foi decisiva e agora o trabalho mais importante foi feito, disse o dirigente ao diário italiano Gazzetta dello Sport.
Reportagem adicional por Franco Nugnes
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.