F1: Verstappen descobre punição após chamar comissários de “idiotas” em Abu Dhabi
Apesar da investigação, holandês da Red Bull não foi punido por comentário ácido sobre os comissários no rádio da equipe taurina
Max Verstappen não sofrerá punições por sua mensagem de rádio acalorada no GP de Abu Dhabi da Fórmula 1, na qual ele chamou os comissários da FIA de "idiotas estúpidos" por terem lhe dado uma penalidade.
No domingo, Verstappen recebeu uma penalidade de 10 segundos por colidir com Oscar Piastri, da McLaren, na primeira curva, e ficou revoltado com a punição, já que os incidentes na primeira volta costumam ser julgados de forma mais branda. "Podemos pedir 20 segundos? Idiotas estúpidos!", exclamou o holandês no rádio da Red Bull.
Os comissários não investigaram a declaração no local em Abu Dhabi e um porta-voz da FIA confirmou ao Motorsport.com que o órgão regulador considera o assunto encerrado e que Verstappen não enfrenta outras sanções.
No início deste ano, o tetracampeão já havia sido penalizado com serviço comunitário por ter xingado na coletiva de imprensa pré-GP de Singapura. Na noite de domingo, a FIA confirmou que o holandês cumprirá a sanção com trabalho no clube automobilístico local de Ruanda, próximo da festa de gala da FIA em Kigali, no dia 13 de dezembro.
Como parte da conquista de seu título de F1, o piloto taurino deve comparecer à cerimônia de premiação da FIA no dia 13 de dezembro. O vice-campeão do campeonato, Lando Norris, e o terceiro colocado, Charles Leclerc, também devem comparecer ao evento.
O seriço comunitário de Verstappen envolverá o trabalho com competidores juniores em um programa de desenvolvimento de base organizado pelo Rwanda Automobile Club.
"A FIA anunciou os detalhes do dever de 'trabalho de interesse público' de Max Verstappen, vinculado à penalidade dos comissários de pista pelo uso de linguagem inaceitável durante a coletiva de imprensa dos pilotos do GP de Singapura de 2024", diz um comunicado da FIA divulgado após o GP de Abu Dhabi.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
"Verstappen viajará para a Cerimônia de Premiação da FIA, que acontece como parte das Assembleias Gerais na próxima semana em Kigali, Ruanda, para receber seu quarto troféu consecutivo do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA.
"Enquanto estiver em Kigali, ele trabalhará com competidores juniores como parte do programa de desenvolvimento de base organizado pelo Rwanda Automobile Club (RAC)".
"A atividade envolverá um carro de cross acessível da FIA, que foi construído localmente em Ruanda pelo RAC a partir de projetos fornecidos pela FIA".
"As plantas do projeto Affordable Cross Car da categoria Nível 2 foram entregues à rede global de 147 Autoridades Esportivas Nacionais (ASNs)".
BORTOLETO ESTREIA NA SAUBER, o RISCO de Hamilton, FRAQUEZA de Norris, Russell EM XEQUE! Com R.MOLINA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #312 - Ricardo Molina: estreia de Bortoleto na Sauber, RISCO de Hamilton, FRAGILIDADE de Lando
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.