Norris, Bortoleto, Verstappen: Vencedores e perdedores do caótico GP do São Paulo de F1
Lando Norris dá mais um passo rumo ao título e Max Verstappen surpreende com mais uma volta por cima
Mesmo no seco, Interlagos nunca decepcionou, com outra corrida cheia de ação, que viu vários pilotos de peso encontrarem problemas, o que deu aos médios uma oportunidade de brilhar. E ainda havia Max Verstappen. Veja os vencedores e perdedores do GP de São Paulo de Fórmula 1.
Vencedor: Lando Norris
Duas poles e duas vitórias: não foi um fim de semana ruim em São Paulo para Lando Norris. Até mesmo os críticos mais severos do britânico tiveram que reconhecer que, depois de suas dificuldades iniciais para se equiparar a Oscar Piastri e de um punhado de erros , Norris está agora ligado e se colocou em uma posição brilhante para vencer o campeonato deste ano.
Pela primeira vez nesta temporada, Norris conquistou poles consecutivas, já que a McLaren parece ter resistido à evolução da Red Bull, e o piloto de 25 anos não errou nenhum passo desde seu toque com Piastri em Singapura. Ainda não acabou, mas depois de garantir uma vantagem de 23 pontos em apenas um fim de semana, as coisas estão indo bem para Norris.
Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
Derrotado: Oscar Piastri
Se Norris estava preso em um ciclo destrutivo no início do ano, ele trocou de lugar com o companheiro de equipe Piastri, que simplesmente teve seis semanas desastrosas.
A boa notícia para Piastri foi a confirmação de que suas intrigantes dificuldades em Austin-México parecem ter ficado para trás. Mas Piastri ainda está lutando para se equiparar a um Norris voador em termos de ritmo no momento, e isso está no centro de todos os outros problemas e situações de corrida em que ele está se envolvendo.
Sim, sua batida na sprint após rodar ao passar em uma poça d'água na zebra da Curva do Sol foi um tanto azarada, e você pode discutir a penalidade de 10 segundos por ter provocado o choque com Andrea Kimi Antonelli e Charles Leclerc. Mas o denominador comum é que, por estar mais atrás no grid, ele está sendo forçado a correr riscos maiores para perseguir seu companheiro de equipe.
Piastri agora precisará de três grandes finais de semana e um ganho médio de oito pontos em relação a Norris. O fato de não se esperar que a McLaren seja a equipe mais forte em Las Vegas não vai ajudar a sua causa.
Vencedor: Max Verstappen
A corrida de recuperação do ano passado na chuva foi um dos melhores momentos da carreira de Max Verstappen, uma aula de performance em pista molhada. Ele nunca conseguiria fazer isso no seco, não é mesmo?
Acontece que ele conseguiu. Superando uma largada no pitlane e um furo no pneu ogo no início, Verstappen estava absolutamente em chamas no domingo, recorrendo a uma estratégia improvisada de três paradas para varrer todo o meio de pelotão de 2025 como moscas.
Isso evidenciou ainda mais que a Red Bull tinha um grande ritmo neste fim de semana, mas, de alguma forma, não conseguiu fazer sua configuração na sexta-feira e piorou ainda mais no sábado, deixando seus dois carros fora do Q1 pela primeira vez em 19 anos. O que quer que a Red Bull tenha feito para virar o carro de Verstappen de cabeça para baixo antes da corrida, funcionou e fez com que a largada no pitlane valesse a pena.
Mas que isso e a ajuda de uma nova unidade de potência não diminuam a contribuição do próprio tetracampeão mundial. Ele foi simplesmente cintilante.
Perdedor: Ferrari
Foto de: Nelson Almeida / AFP via Getty Images
Verstappen está até mesmo vencendo sozinho a Ferrari neste momento, que caiu atrás da Mercedes e da Red Bull do segundo para o quarto lugar no título de construtores depois de um verdadeiro pesadelo no Brasil.
Charles Leclerc teve um azar tremendo ao ter que a abandonar a corrida na sexta volta devido ao contato entre Piastri e Antonelli. Mas o abismo entre ele e os carros da McLaren, Mercedes e Red Bull na corrida de sábado mostra que a Ferrari está mancando até a linha de chegada.
O "pesadelo" da Ferrari de Lewis Hamilton - palavras dele após a corrida, não nossas - continua, recebendo danos incapacitantes no assoalho após um contato na largada com Carlos Sainz. A corrida de Lewis ficou ainda mais complicada depois de bater na traseira de Franco Colapinto na reta, o que destruiu sua asa dianteira.
Em defesa de Hamilton, Colapinto se moveu para a esquerda ao mesmo tempo em que Hamilton saiu do vácuo, mas os comissários ainda aplicaram uma penalidade de cinco segundos ao heptacampeão. De qualquer forma, isso não importava, pois a corrida de Hamilton não tinha mais salvação. Como Piastri, estar muito fora de posição a partir do 13º lugar no grid é apenas um convite a problemas.
A Ferrari não deveria ser derrotada por uma equipe de um homem só, mas parece que pode ser.
Vencedor: Andrea Kimi Antonelli
Desde Baku, apenas Norris e Verstappen superaram a marca de 56 pontos de Antonelli. A abordagem dura de Toto Wolff com seu prodígio Antonelli depois de Monza parece ter funcionado.
Além de um fim de semana difícil em Austin, onde foi atingido por Carlos Sainz, Antonelli terminou em segundo, quarto, quinto e sexto lugar, e seu segundo pódio na carreira e o melhor resultado de todos os tempos na F1 foram conquistados com muito esforço depois de levar a melhor sobre o companheiro de equipe Russell e não fraquejar sob a pressão de Verstappen nos estágios finais.
A escolha ousada da Mercedes de apoiar a juventude e preparar Antonelli para as duras batalhas da F1 antes de 2026 parece estar valendo cada vez mais a pena.
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Perdedor: Gabriel Bortoleto
Há oito anos os fãs brasileiros esperam por um sucessor para Felipe Massa. E, embora o desempenho da Sauber no início de 2025 tenha diminuído as expectativas, Gabriel Bortoleto mostrou lampejos de brilhantismo que sugeriam que sua volta para casa poderia ser uma comemoração.
Mas o fim de semana dos sonhos logo se transformou em pesadelo depois de um violento acidente nos estágios finais da sprint de sábado, que o fez perder a classificação. Em seguida, na corrida, ele sofreu outra batida após ser tocado por Lance Stroll, completando seu desastre em Interlagos.
Bortoleto levou na boa sua temporada de novato com altos e baixos e, como ele disse no sábado à noite, isso só o transformará em um piloto melhor. A temporada de 2025 não é o que importa para a futura equipe da Audi. Bortoleto deve encará-la da mesma forma.
Vencedor: Oliver Bearman
Falando de novatos voadores, Oliver Bearman parece imparável no momento, depois de fazer bom uso das atualizações da Haas em Austin para se tornar o homem a ser batido na frente do apertado meio de grid da F1.
No Brasil, o novato britânico acrescentou oito pontos à sua pontuação de 12 pontos do México para ultrapassar a Sauber e entrar na briga com a Racing Bulls e a Aston Martin pelo sexto lugar. Sua ultrapassagem no S do Senna sobre Nico Hulkenberg, em particular, vale a pena ser vista se você ainda não a viu e, fora isso, Bearman foi simplesmente rápido.
Depois de mais um fim de semana difícil do outro lado da garagem, a Haas deve estar coçando a cabeça com a incapacidade de Esteban Ocon, mais experiente, de fazer o mesmo. Ocon ficou perplexo com os problemas de seu carro com o que parece ser uma configuração semelhante à de seu companheiro de equipe.
Vencedor: Pierre Gasly
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Em vez de nomear outro perdedor, seríamos negligentes se não tirássemos o chapéu para Pierre Gasly e para a Alpine, depois que o francês trouxe uma luz para a campanha verdadeiramente miserável da equipe de Enstone com dois pontos conquistados a duras penas na sprint e na prova principal.
Em meio à temporada mais frustrante de sua carreira, Gasly viu sua garra e compromisso com a equipe serem recompensados. A condução combativa de Gasly no domingo mostra especialmente que, embora 2026 não possa chegar tão cedo, quando o capacete é colocado ele não faz prisioneiros. Basta perguntar a Isack Hadjar, que teve de trocar de lugar com Gasly várias vezes antes de finalmente ultrapassá-lo.
As menções honrosas vão para a dupla da Racing Bulls, Hadjar (por seu desempenho em uma volta) e Liam Lawson (por fazer a estratégia de parada única valer a pena).
A equipe do Motorsport.com esteve em peso em Interlagos e trouxe para você a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1 de 2025. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.