Norris explica lógica por trás do corte de gastos da McLaren
O piloto explicou como que se deu a decisão da McLaren de dispensar funcionários e reduzir salários durante a pandemia
Há poucas semanas, a McLaren foi a primeira equipe da Fórmula 1 a anunciar a dispensa de parte de seus funcionários, além de cortes nos salários dos diretores e dos pilotos, Carlos Sainz e Lando Norris.
Na sequência, Williams, Racing Point, Renault, Haas e a própria F1 seguiram o mesmo caminho, que foi uma saída encontrada pelo governo do Reino Unido para garantir os empregos dos funcionários - já que o estado está pagando até 80% dos salários desses funcionários dispensados, com um limite de 2,5 mil libras por mês - durante a pandemia.
"A decisão inicial de fazer isso tem a ver com as circunstâncias que estamos enfrentando", disse Lando Norris, ao Motorsport.com. "É uma empresa muito grande, e você precisa pensar no futuro - e o que é melhor para cada pessoa, homem ou mulher, que trabalham na McLaren? E, obviamente, isso inclui Carlos e eu".
"A melhor coisa para todos nós é garantir que o mundo possa voltar ao normal, e que tudo estará bem de novo, e que tudo estará resolvido para que possamos voltar ao trabalho, continuarmos com nossos empregos, nossas vidas, do modo mais normal possível".
"E isso vale para as 700, 800 pessoas dentro da Racing [nome dado aos programas de automobilismo da McLaren]. E também tem as milhares de pessoas dentro da McLaren [Group] e a McLaren Automotive".
"Então, sim, eu acho que é a melhor decisão para nós podermos aproveitar esse momento, por assim dizer, e garantir que vamos poder voltar e continuar nossa vida normalmente, basicamente".
Norris também falou sobre como que ele ele está lidando com a quarentena, com um foco em garantir que a McLaren possa atingir a melhor forma possível quando a temporada 2020 da F1 começar.
"É tentar manter em contato com todos, garantindo que ainda estamos pensando nas coisas que importam com relação à F1", disse. "E isso não é apenas fazer corridas virtuais, mas você ainda faz coisas importantes".
"Então treinar todos os dias, mantendo a forma, conversando com meus engenheiros, me mantendo em dia com os planos, com o que está acontecendo com as regras, porque elas estão mudando para o ano que vem, e o ano seguinte".
"Você apenas tentar se manter em dia com tudo, mas, ao mesmo tempo, ainda há uma limitação na quantidade de coisas que você pode fazer nesse período. É o que estamos fazendo no momento".
"Meu dia está em 90%, incluindo meu treinamento com simulador, me exercitando e tudo mais. É basicamente o que é possível fazer, se dedicar ao momento em que poderemos correr de novo, fazer o que é necessário para estar na melhor forma possível quando voltarmos".
GALERIA: F1, MotoGP, lendas... Veja pilotos que estão participando de eventos virtuais durante a pandemia
Top-5: Quem são os campeões mais irregulares da história da F1?
PODCAST: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.