Vettel x Leclerc e resposta da Mercedes em jogo no GP da Rússia
Na disputa interna do time de Maranello, dupla trava nova batalha pelo posto de nº 1, enquanto equipe alemã tenta retomada
Depois da trinca da Ferrari nos GPs de Bélgica, Itália e Singapura, a Fórmula 1 desembarca na Rússia para a 16ª etapa da temporada 2019. E a corrida de Sochi deve ter embates interessantes, a começar pela briga interna da escuderia italiana: Charles Leclerc vs Sebastian Vettel.
Após duas vitórias do jovem monegasco em Spa e Monza, o veterano piloto alemão quebrou seu jejum pessoal ao faturar a etapa de Marina Bay e recolocou a polêmica no time de Maranello: quem deve ser o piloto número 1 da equipe? A Rússia trará mais um capítulo desta novela.
Por outro lado, a Ferrari deve ter dificuldades para triunfar em Sochi: a Mercedes é a única vencedora da história da prova. Falando nisso, as 'Flechas de Prata' precisam retomar a força do começo da temporada, já que não vencem desde a Hungria.
Nesse sentido, Valtteri Bottas estará com sede de vitórias. O finlandês teve a glória russa retirada pela escuderia germânica em 2018, quando teve de ceder a liderança para o companheiro britânico Lewis Hamilton, que rumava para o pentacampeonato.
Na outra extremidade do top-3 da F1, a Red Bull busca retomar o protagonismo de Áustria e Alemanha. A equipe austríaca, porém, nunca fisgou um pódio na pista russa. A ver o que se passa neste fim de semana. É o que Motorsport.com aborda abaixo, além de outras questões em jogo:
Leclerc vs Vettel
O monegasco cravou a pole position nas últimas três etapas, mas Vettel venceu em Singapura e quebrou jejum de 22 corridas sem vitórias na F1. O novo piloto da Ferrari atribuiu o triunfo do tetracampeão a um suposto favorecimento da escuderia ao alemão. O 'climão' se instaurou, embora por pouco tempo. De todo modo, a rivalidade está a um passo da eclosão. Será que a Rússia trará um novo ingrediente para o embate ferrarista?
Retomada da Mercedes
Líder isolada entre os construtores, as 'Flechas de Prata' eram tidas como favoritas em Singapura, mas sequer fisgaram o pódio na surpreendente dobradinha da Ferrari. Em Sochi, porém, mais uma chance para a Mercedes: a montadora venceu todos os GPs russos da história e tem um carro equilibrado para o traçado. Por outro lado, a Ferrari tem mostrado poder de adaptação e pode ameaçar a inabalável sequência germânica.
Vingança de Bottas
Falando em Mercedes, tem um certo finlandês querendo terminar "negócios inacabados" na Rússia. Estamos falando de Bottas, que teve de abrir passagem para a vitória de Hamilton no ano passado. Agora, porém, o finlandês visa desfecho mais favorável. Seria importante, tendo em vista que o piloto perdeu fôlego na briga pelo campeonato após bom começo de temporada.
Pódio da Red Bull
Se a Ferrari está embalada e a Mercedes aposta no retrospecto histórico, a Red Bull vai precisar tirar o coelho da cartola na Rússia. A equipe austríaca nunca conquistou um pódio no circuito de Sochi. Como alento, fica o crescimento do time de energéticos em pistas parecidas com a da Rússia. A ver se Max Verstappen faz mais algum milagre neste fim de semana
McLaren vs Renault
Embora repetitivo, este item está sempre em jogo e via de regra traz embates interessantes na pista. Quando não, a estratégia é um fator preponderante a ser analisado, tendo em vista que a briga pelo posto de 'melhor do resto' na F1 é das mais acirradas. E Renault e McLaren vêm se alternando a cada etapa do mundial. Por enquanto, melhor para o time de Woking, que soma 89 pontos, frente aos 67 da concorrente francesa. Difícil prever quem é a favorita na Rússia.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.