Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Para Burti, novo regulamento não deixou as corridas artificiais

Para o comentarista e ex-piloto de F-1, a asa traseira móvel "só serviu para deixar os caras lado a lado na freada"

Com ou sem asa, temos visto muitas disputas por posição em 2011

Até 2010, a Fórmula 1 travava uma longa batalha para que o número de ultrapassagens aumentasse nas corridas da categoria. A “Cruzada” por manobras mais frequentes não havia atingido seu objetivo com nenhum regulamento dos últimos anos.

Foram adotadas em 2011 diversas mudanças nas regras do esporte, como asas traseiras móveis, Kers e pneus da Pirelli com alta degradação. Muitas ultrapassagens foram realizadas nas quatro primeiras etapas, mas as críticas continuam. No caso, ao artificialismo de algumas manobras.

O ex-piloto de F-1 e hoje comentarista da TV Globo, Luciano Burti, aprova todas as novidades.“Acho que o problema é que o ser humano sempre dá um jeito de criticar tudo. Acho que está tudo muito certo, a asa funciona muito bem. Em alguns momentos, quando o piloto de trás já vem com velocidade maior, a ultrapassagem ficou mais fácil. Em outros casos, não. O dispositivo só serviu para deixar os caras lado a lado na freada”.

Na Turquia, vimos muitas disputas em curvas, Button, Hamilton, Rosberg, Massa, nem lembro quem mais, porque foram tantos. O regulamento, para mim, tem sido muito eficiente. Os pneus com alto desgaste têm ajudado nessa bagunça durante a corrida. E a asa tem proporcionado ultrapassagens. Para quem estiver reclamando, eu sinceramente discordo. O regulamento é eficiente e mantém corrida interessante o tempo todo. Não dá para desligar até o final”, acrescentou Burti.

Sobre as declarações de Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, ao TotalRace, de que quatro paradas, como aconteceu na Turquia na maioria dos carros, é um número alto, o que pode deixar a corrida incompreensível ao torcedor, Luciano Burti dá sua opinião. “Cada caso é um caso, é difícil generalizar. Algum carro apresenta equilíbrio nos treinos e na corrida a coisa muda”.

Em Istambul, alguns carros sofreram com bolhas, que está relacionado com temperatura muito alta. Temperatura muito alta, por sua vez, está ligado à falta de aderência, porque o pneu escorrega um pouco mais. O asfalto era bem abrasivo. Vi Rosberg e Webber com bolhas. Até entendo a Pirelli achar que três paradas é o suficiente. Mas o Vettel, por exemplo, só parou a quarta vez por segurança, já que corrida estava garantida. Deve ter pensado que se houvesse um safety-car os carros ficariam colados nele com pneus umas cinco, sete voltas mais novos. Não precisava da parada. Foi preventiva mesmo”, finalizou Burti.

Artigo anterior Diretor da Renault fala em ceder motor a uma quarta equipe
Próximo artigo Pilotos da F-1 sentem saudades das corridas "de pé embaixo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros