Recomendado para você

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário
F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"

F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"
Últimas notícias

Para chefe da Toyota no WEC, pilotos perderam “tesão” pela F1

Pascal Vasselon, que comandou operação dos japoneses na passagem pela categoria, crê que as mudanças no regulamento para 2017 trarão o sentimento de volta

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing
Pascal Vasselon
#9 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: René Rast, Filipe Albuquerque, Marco Bonanomi closely follwing the #2 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin, Mike Conway
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06
Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06
Noite em Le Mans
#1 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima
#1 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima

Os pilotos perderam o “tesão” de estar ao volante de um carro de F1. A opinião vem de alguém que já esteve na categoria: Pascal Vasselon, chefe da Toyota durante os anos em que a fabricante esteve no certame – de 2002 até 2009. Hoje, o francês exerce a mesma função, mas na operação dos japoneses no Mundial de Endurance.

Vasselon toma como parâmetro de comparação o que ele vê no WEC, que tem se tornado cada vez mais popular entre os fãs de corridas. Para o dirigente, isso tem acontecido porque os pilotos sentem prazer em dirigir os carros da LMP1.

"Creio que a queda do interesse geral na F1 se dá, principalmente, pela falta de ‘tesão’ dos próprios pilotos da categoria. Grande parte deles não demonstra prazer em estar a bordo de um dos carros do campeonato – isso é o que eu sinto, pessoalmente. O desinteresse deles desmotiva o público”, disse o dirigente em entrevista ao Motorsport.com.

O gaulês revelou que ouve constantemente dos pilotos de endurance o quanto os carros da LMP1 são fascinantes – e dos pilotos da própria F1, quando estes aparecem no paddock do WEC ou disputam corridas, como foi o caso de Nico Hülkenberg, vencedor das 24 Horas de Le Mans deste ano, pela Porsche. Esse entusiasmo, segundo ele, é captado pelos fãs.

"O que mais vejo são pilotos de F1 presenciando nossas corridas e dizendo: ‘uau, estes carros são fantásticos. Neles é possível andar num ritmo forte do começo ao fim das corridas’. É totalmente o oposto do que eles vivem na F1, sinto a falta de interesse vinda de seus próprios comentários. Salta aos meus olhos a percepção de que os pilotos da F1 e do WEC não compartilham os mesmos sentimentos de se divertir ao volante de seus respectivos carros”, observou.

Volta ao passado

Vasselon acrescentou ainda que a mudança de pensamento em busca de carros mais velozes, com pneus mais largos e maior eficiência aerodinâmica – itens relacionados às mudanças previstas para a F1 em 2017 – nada mais é do que uma reviravolta em relação ao que a F1 tem procurado fazer nos últimos anos.

"Eu não estou por dentro dos detalhes, mas estão falando de evoluções significativas em termos de aerodinâmica e pneus. Os tempos de volta cairão sensivelmente, essa é uma certeza”, cravou.

"Estas novas regras vão praticamente na direção oposta daquelas na qual a F1 se baseou no final da década de 2000, quando o objetivo foi reduzir a velocidade dos carros e facilitar as ultrapassagens. Parece que agora os responsáveis pela categoria mudaram de opinião e isso parece um desafio empolgante”, concluiu.

Entrevista por Basile Davoine

Artigo anterior Danica ignora “maldades” e diz que F1 é página virada
Próximo artigo Horner diz que não vê razão para mudar dupla de pilotos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros