Para Ericsson, Sauber se salvou de “desastre” em 2017
Em ano marcado por troca na administração do time, sueco vê fim de temporada como promissor para 2018









Utilizando o motor da Ferrari de 2016 em 2017, a Sauber viveu um ano complicado do lado da performance. O time teve que se concentrar em desenvolvimentos do chassi para ganhar desempenho, o que complicou a atuação da escuderia suíça.
A Sauber pontuou apenas duas vezes (com Pascal Wehrlein na Espanha e em Baku) e andou a maior parte do ano nas duas últimas posições. Marcus Ericsson, que passou o ano zerado, teve que se contentar com o mau desempenho.
"Para ser sincero, a equipe não teve muita escolha. Eles tiveram que ir com a unidade de potência antiga por diferentes razões", disse ele.
"Eu acho que eles estavam esperando que não fosse ser uma grande desvantagem, mas imediatamente quando ouvi a notícia de que a Sauber iria usar a antiga unidade de potência, sabia que não seria bom.”
"Todos puderam ver o que aconteceu com a Toro Rosso (usando motores Ferrari antigos em 2016), então não houve surpresa.”
"Você ainda deve tentar olhar de forma positiva e dizer que nos concentramos mais no lado do chassi, e nós fizemos isso. Mas com certeza foi uma grande desvantagem. Mas com isso em mente, estou bastante impressionado com a equipe e a fábrica e com a maneira como conseguimos manter o desenvolvimento.”
"Depois das férias de verão, realmente foi um desastre. Nós estávamos muito longe dos outros carros, mais de um segundo por volta.”
"Estava muito ruim e teria sido fácil para a equipe desistir completamente e pensar só no próximo ano. Mas eles ainda continuaram dando o máximo na fábrica, e continuaram desenvolvendo e trazendo novas coisas para a pista. E, na verdade, nos últimos três ou quatro fins de semana, estávamos bem novamente e ainda superamos pessoas.”
"Isso é ótimo e mostra que esse time tem muita qualidade na pista e na fábrica."
A Sauber sofreu mudanças na administração na última temporada, com Fred Vasseur assumindo o cargo de Monisha Kaltenborn como diretor da equipe em 2017.
Ericsson acredita que 2018 será o ano em que a Sauber começará a voltar a crescer.
"Eu acho que a Sauber tem algo de bom vindo, especialmente no próximo ano", disse ele. "Há muitas coisas que estão acontecendo na equipe neste ano.”
"Não vai mudar da noite para o dia. Todas as pessoas que vieram nesta temporada e vão entrar durante o inverno agora, vão marcar a diferença.”
"E também com Fred. Ele começou no meio deste ano e sempre demora algum tempo antes de poder conseguir a equipe do jeito que ele quer.”
"Acho que a Sauber como time tem um futuro muito bom, especialmente a partir do próximo ano. É um novo começo para o time. Definitivamente penso que a Sauber pode dar o passo e estar de volta ao meio do grid".
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.