Para pilotos, temperatura será chave para decidir a estratégia
Como simulações de corrida foram feitas com pista mais fria, equipes não sabe quantas voltas os pneus vão durar
Vai ter muita gente olhando a previsão do tempo durante o GP do Canadá. Mas, dessa vez, a questão não é a chuva, que deve ficar longe. O quanto a temperatura vai aumentar de sexta-feira até a corrida será fundamental, tanto para o rendimento relativo de cada carro, quanto para o número de paradas.
“Vendo os dados da sexta-feira, talvez haja a possibilidade de ir a uma parada, mas estava muito mais frio do que hoje e do que estará amanhã. Portanto, creio que, com o calor, o mais normal será parar duas vezes”, analisou Fernando Alonso ao TotalRace.
Na sexta-feira, quando as equipes fazem a maior parte de suas simulações de corrida, o céu estava encoberto e a temperatura da pista não passou dos 28ºC – e isso apenas no final do segundo treino livre. Na classificação, os termômetros chegaram a marcar 40ºC no asfalto e a expectativa é de ainda mais calor para este domingo.
“Acho que é possível fazer uma parada, mas é difícil prever”, admitiu o pole Sebastian Vettel. “Obviamente, tenho um plano A na minha cabeça e talvez um plano B, mas as coisas podem mudar rapidamente aqui, com um Safety Car na hora certa ou errada. É difícil saber, mas acho que vai ficar entre uma ou duas paradas.”
É o mesmo cenário apontado por Felipe Massa, que se mostra confiante com o ritmo de corrida de sua Ferrari. “Aqui não é difícil ultrapassar para quem tem boa velocidade. Fiz uma simulação com bastante combustível que foi muito, muito rápida. É importante acertar tudo, pois terei carros velozes largando ao meu redor, e fazer a estratégia certa, com uma ou duas paradas.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.