Parlamento da UE apoia investigação sobre cartel na F1
Parlamento da União Europeia demonstrou apoio aos pedidos de investigação a possíveis práticas anti-competição na Fórmula 1
Anneliese Dodds, que integra o parlamento da União Europeia como representante do Reino Unido, tem pressionado a comissão de competição do bloco a investigar a governança e a estrutura de distribuição de renda da Fórmula 1.
Em 2015, Force India e Sauber encaminharam uma reclamação para a UE, que criou uma divisão interna para lidar com questões esportivas e um inquérito formal teve início.
O parlamento então produziu um relatório que, neste ano, chegou a 184 itens, com recomendações para sobre a agenda de procedimentos da EU. Dodds propôs uma emenda que "peça uma investigação imediata sobre as preocupações de falta de competição dentro da indústria da F1."
O pedido, assim como o relatório, foi aprovado. Ainda que a comissão não tenha iniciado a investigação, a aprovação do relatório pressiona o órgão a tomar ações.
"Estou satisfeita que o parlamento europeu tenha atendido ao meu pedido de investigação sobre práticas anti-competição dentro da F1", disse Dodds.
"Equipes menores têm sido punidas por uma distribuição injusta de prêmios, que sempre beneficia os times grandes, mesmo se eles terminarem as corridas em último. Além disso, há conflito de interesses na venda para o Liberty Media, após o regulador lucrar com a autorização da venda da categoria", afirmou.
"Escrevi uma série de cartas para a EU pedindo uma investigação integral e estou grata pelo restante do parlamento europeu ter me apoiado. Precisamos garantir que não vamos perder empregos qualificados neste setor e permitir que este esporte tão amado se torne cada vez menos competitivo", acrescentou.
Se a EU decidir investigar a F1 e encontrar indícios que confirmem as suspeitas, a categoria pode receber multas pesadas e ser forçada a modificar a própria estrutura.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.