Pilotos da Renault minimizam modo de classificação do motor
Carlos Sainz Jr. e Nico Hulkenberg não notaram novo modo de motor de alta potência utilizado na classificação para GP da Áustria
O novo modo de classificação dos motores Renault foi testado na França na semana passada e o chefe da equipe, Cyril Abiteboul, disse que é "uma ótima novidade" que "trará impacto pela primeira vez" no Red Bull Ring.
Depois de ocuparem a quinta fila do grid, os pilotos Carlos Sainz Jr. e Nico Hulkenberg disseram que o sistema fez pouca diferença.
Hulkenberg rodou três décimos mais devagar do que o seu companheiro de equipe e disse "você não nota mais desempenho como um modo de classificação".
"Algo mais significativo precisa acontecer, para que possa ser notado", disse ele. "Eu nem sei o que você está pensando, ou o que lhe foi dito sobre o que temos.”
Perguntado pelo Motorsport.com se ele usou o novo modo, Sainz disse: "Sim, mas todo mundo tem modos de classificação.”
"Mas certamente estamos muito longe da Haas para sentir qualquer tipo de vantagem no modo classificatório."
As equipes clientes da Renault, a Red Bull, ficou atrás de Mercedes e Ferrari, a 0s7.
Daniel Ricciardo foi derrotado pelo sexto do grid, Romain Grosjean.
O diretor técnico da Renault, Bob Bell, já havia alertado, após o treino de sexta-feira, que não "descreveria nossas oportunidades de classificação como um modo de festa, provavelmente não no mesmo patamar que o anterior em outros fabricantes."
Ele acrescentou: "Temos algumas melhorias no motor que surgem de corrida a corrida.”
"Estamos sempre encontrando novas maneiras desses motores para operá-los, para obter um pouco mais de desempenho. A Renault tem estado um pouco atrás disso, mas estamos começando a pegá-los agora.”
"Temos uma pequena melhora, mas não é da noite para o dia."
Bell disse que a Renault estaria refinando seus modos de maior potência ao longo da temporada.
"Existem alguns modos que podemos desenvolver ao longo da temporada que estarão disponíveis para nós em todas as voltas, alguns que você pode querer apenas por duas ou três voltas e você só vai usá-los na classificação", explicou.
"Essas limitações podem mudar ao longo da temporada.”
"À medida que ficamos mais confiantes em um novo modo de operação, à medida que obtemos mais dados de validação da pista, podemos abrir as restrições de quilometragem neles.”
"Assim, podemos começar conservadores e depois abrir a janela."
Reportagem adicional por Adam Cooper e Maria Reyer
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