Últimas notícias

Pirelli diz que achou estranho times testarem ultramacio

Chefe de competições da fabricante, Paul Hembery fala que Barcelona não seria local ideal para testar novo pneu e confirma estreia de ultramacio para GP de Mônaco

Pirelli tyres
Niki Lauda, Mercedes com Paul Hembery, Pirelli Motorsport
Pirelli tyres
Pirelli tyres in the paddock
Paul Hembery, diretor da Pirelli Motorsport
Pirelli tyres
Renault Sport F1 Team trucks and Pirelli tyres washed by a mechanic in the paddock
Pirelli tyres are washed

Em entrevista feita por teleconferência nesta quarta-feira em São Paulo, o chefe de competições da Pirelli, Paul Hembery, afirmou que está ansioso pela temporada de 2016 da Fórmula 1. Com mudanças no uso dos pneus e a introdução de um novo composto, ele espera ver mais alternância em estratégias neste ano.

Cada piloto terá direito a 13 jogos de pneus por final de semana, dos quais dois são escolhidos pela Pirelli (um para o primeiro treino livre e outro para a corrida). Assim, 11 pneus serão selecionados pelos times. 

“Temos muitas mudanças na questão dos pneus. Vamos inserir um quinto composto de pneu, o ultramacio”, iniciou.

“Será um pneu que será utilizado em circuitos de rua em particular, é um pneu que deverá ser usado em superfícies bastante suaves. Definitivamente será usado em Mônaco, usaremos de cinco a seis vezes nesta temporada.”

Questionado pelo Motorsport.com, ele disse que estranhou o fato de algumas equipes terem usado o teste de Barcelona para provar o composto. “O ultramacio foi estranhamente testado por algumas equipes em Barcelona. Não é um pneu que esperamos ver em Barcelona, mas os pilotos gostaram da aderência, ele é mais rápido.”

“Os pilotos pediram para que eles durassem por 30 voltas, o que obviamente não é possível.”

“Esse não é um pneu que deveria ser utilizado para uma pista como Barcelona. A intenção é usar em outros circuitos, circuitos de rua. Este é o propósito. A Mercedes nem tentou, mas outros times foram atrás. O pneu médio do ano passado era muito conservador, por isso vamos tentar melhorar isso neste ano. Vamos ver.”

“Essas regras novas com os três compostos nos dão mais flexibilidade e mais possibilidade de estratégias em um final de semana de corrida.”

Com as escolhas dos times reveladas para o GP da Austrália, Hembery disse que acredita que no meio do ano os times sempre escolham os mesmos pneus para ambos os carros. Em Melbourne, Mercedes, Sauber e Haas diferiram nas escolhas. “Quando as equipes pediram por esta mudança, disseram que provavelmente no meio da temporada iriam fazer as mesmas escolhas.”

In this article
Gabriel Lima
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Mercedes vende últimas ações da Williams
Próximo artigo Gutierrez se diz aberto ao novo sistema de classificação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros