Porsche, Lamborghini, Tempra e mais: relembre os Safety Cars da F1 desde 1973

O Safety Car apareceu pela primeira vez na F1 em 1973, mas foi oficialmente introduzido nas regras em 1993. Conheça os principais modelos

The Renault Clio safety car leads the field

O Safety Car fez sua primeira aparição na F1 no GP do Canadá de 1973 e até 1993, a categoria não havia colocado no regulamento a possibilidade de um carro de segurança. Até então, os diretores de provas optavam pela interrupção das corridas, caso algo de errado acontecesse.

No entanto, alguns organizadores forneceram carros, geralmente esportivos, para atuar como "Pace Car" sem precisar ser usado após incidentes.

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De 1993 a 1996, quando o Safety Car foi oficialmente incorporado às regras, foram os organizadores de cada GP os responsáveis por contribuir com o carro, levando a escolhas algumas vezes estranhas. Em 1997, foi assinado um contrato com a Mercedes para o fornecimento do Safety Car, um contrato que está em vigor ainda hoje.

Confira os principais Safety Cars da história da F1

Porsche 914 (Canadá 1973)
Porsche  (Mônaco 1976)
Lamborghini Countach (Mônaco 1981, 1982, 1983)
Lamborghini Countach (Mônaco 1981, 1982, 1983)
Fiat Tempra 16V (Brasil 1993)
Opel Vectra (San Marino 1994)
Honda Prelude (Japão 1994)
Porsche 911 GT2 (Bélgica 1995)
Renault Clio (Argentina 1996)
Mercedes C 36 AMG (1996/97)
Mercedes CLK 55 AMG (1997/98)
Mercedes CL 55 AMG (1999/2000)
Mercedes SL 55 AMG (2001/02)
Mercedes CLK 55 AMG (2003)
Mercedes SLK 55 AMG (2004/05)
Mercedes CLK 63 AMG (2006/07)
Mercedes SL 63 AMG (2008/09)
Mercedes SLS AMG (2010 à 2014)
Mercedes-AMG GT S (2015-2017)
Mercedes AMG GT R (após 2018)
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Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina e Espanha também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da França é o primeiro da temporada. Mas o multicampeão Valentino Rossi acredita que as etapas de França e Itália dificilmente serão realizadas na data inicial
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
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VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

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