Últimas notícias

Proposta de manter F1 em São Paulo envolve pagamento de taxa por município

Em encontro de CEO da F1, Chase Carey, governador de São Paulo, João Doria, representantes da prefeitura e promotor, ex-prefeito diz que reunião em dezembro poderá definir permanência de GP do Brasil

Jackie Stewart, João Doria, Chase Carey, Tamas Rohonyi

Antes dos motores roncarem para valer em Interlagos neste domingo, uma coletiva de imprensa foi organizada para falar sobre o futuro do GP do Brasil de F1, a partir de 2021. O CEO da F1, Chase Carey, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, junto com o promotor da prova, Tamas Rohonyi, e secretários do município, comentaram sobre o andamento das negociações para a permanência do circuito paulistano na categoria.

Doria revelou que uma reunião decisiva com a Liberty Media acontecerá na primeira semana de dezembro, com o lado paulista do GP do Brasil com proposta definida.

Leia também:

“Na primeira semana de dezembro, vamos nos reunir com a Liberty, com Chase Carey, Tamas (Rohonyi), a prefeitura de São Paulo" disse Doria. "Estaremos todos juntos, a prefeitura e o governo do estado de São Paulo e, no que depender de nós, a F1 vai continuar por mais 10 anos.”

“Vamos avançar na negociação em dezembro, com o Chase e sua equipe, em vista à formalização deste novo contrato. Nossa posição é defender a F1 em São Paulo e é exatamente isso que estamos fazendo, da forma mais adequada e mais apropriada.”

Doria ressaltou que o processo está em seus “detalhes finais” e admitiu, junto com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Vitor Aly, que o novo acordo envolveria o pagamento da taxa à F1 pelo município, o que não acontece com no atual acordo. Uma das contrapartidas, seria a mudança do nome do evento.

“Nós já temos a proposta pronta, uma das coisas que envolvem esse acordo é o naming rights, que será ‘Grande Prêmio São Paulo de F1 do Brasil’, como já acontece em vários GPs mundiais. Isso faz parte de uma estratégia de comunicação do governo de São Paulo para a atrair o turismo.”

Segundo o governador, o Estado de São Paulo estaria envolvido em atrair empresas privadas para tirar o efeito da taxa nos cofres públicos, além de contar com os efeitos positivos no turismo na cidade. Doria se mostrou bastante otimista quando a esse objetivo.

“São os detalhes finais que temos que discutir com a Liberty, que detém os direitos da F1. Temos como viabilizar o suporte privado para isso, em comum acordo com o Bruno Covas, nós vamos liderar esse processo.”

Sobre a concorrência com o Rio de Janeiro, Doria tentou não entrar no assunto ao máximo: “Não vou entrar no assunto do Rio de Janeiro, sobre o governador Wilson Witzel e o presidente Jair Bolsonaro, a quem eu respeito, mas tudo aquilo que pede um grande evento está em São Paulo. O que é necessário fazer aqui, nós já estamos fazendo. Estou otimista e com a convicção de que vamos avançar para a renovação.”

Relembre todos os vencedores do GP do Brasil de F1

2018: Lewis Hamilton, Mercedes
2017: Sebastian Vettel, Ferrari
2016: Lewis Hamilton, Mercedes
2015: Nico Rosberg, Mercedes
2014: Nico Rosberg, Mercedes
2013: Sebastian Vettel, Red Bull
2012: Jenson Button, McLaren
2011: Mark Webber, Red Bull
2010: Sebastian Vettel, Red Bull
2009: Mark Webber, Red Bull
2008: Felipe Massa, Ferrari
2007: Kimi Raikkonen, Ferrari
2006: Felipe Massa, Ferrari
2005: Juan Pablo Montoya, McLaren
2004: Juan Pablo Montoya, Williams
2003: Giancarlo Fisichella, Jornan
2002: Michael Schumacher, Ferrari
2001: David Coulthard, McLaren
2000: Michael Schumacher, Ferrari
1999: Mika Hakkinen, McLaren
1998: Mika Hakkinen, McLaren
1997: Jacques Villeneuve, Williams
1996: Damon Hill, Williams
1995: Michael Schumacher, Benetton
1994: Michael Schumacher, Benetton
1993: Ayrton Senna, McLaren
1992: Nigel Mansell, Williams
1991: Ayrton Senna, McLaren
1990: Alain Prost, Ferrari
1989: Nigel Mansell, Ferrari - (Jacarepaguá)
1988: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
1987: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
1986: Nelson Piquet, Williams - (Jacarepaguá)
1985: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
1984: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
1983: Nelson Piquet, Brabham - (Jacarepaguá)
1982: Alain Prost, Renault - (Jacarepaguá)
1981: Carlos Reutemann, Williams - (Jacarepaguá)
1980: Rene Arnoux, Renault
1979: Jacques Laffite, Ligier
1978: Carlos Reutemann, Ferrari - (Jacarepaguá)
1977: Carlos Reutemann, Ferrari
1976: Niki Lauda, Ferrari
1975: Carlos Pace, Brabham
1974: Emerson Fittipaldi, McLaren
1973: Emerson Fittipaldi, Lotus
1972:  Emerson Fittipaldi, Lotus - (Corrida não oficial da F1 em Interlagos)
47
In this article
Erick Gabriel
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Bruno Senna se emociona ao pilotar McLaren do tio e exalta Hamilton
Próximo artigo Veja como foi o GP do Brasil de Fórmula 1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros