Relembre pódio de Coulthard após escapar de trágico acidente aéreo
Há 20 anos, dobradinha da McLaren foi marcada por feito de David Coulthard, que chegou na segunda posição, após encarar acidente aéreo


Apenas uma semana após derrotar Mika Hakkinen em Silverstone, seu companheiro de equipe, David Coulthard, estava a bordo de um LearJet fretado quando sofreu uma falha no motor a caminho de Nice.
Ao fazer um pouso de emergência em Lyon, o avião caiu, matando os dois pilotos. A namorada de Coulthard, a modelo Heidi Wichlinski e seu personal trainer Andy Matthews conseguiram escapar dos destroços. Coulthard voltou ao avião, "para ver se podia fazer alguma coisa pelos pilotos, mas não havia nada que pudesse fazer para ajudar."
Leia também:
Após exames no hospital e uma consulta com o médico da F1, o Dr. Sid Watkins, quando ele chegou ao Circuito da Catalunha, Coulthard foi liberado para correr em Barcelona.
Perguntado se ele havia encontrado algum problema físico nos treinos, ele disse: "Não, na verdade, eu tenho alguns machucados, mas isso não afetará a maneira como eu guio o carro. Obviamente, espero estar um pouco mais dolorido no domingo à noite, porque estou começando em uma condição física um pouco pior. Mas desde a minha primeira volta na sexta-feira, fui rápido e concentrado."
Na classificação, Michael Schumacher, da Ferrari, conquistou sua primeira pole position do ano por apenas 0s078 sobre Hakkinen, com seus respectivos companheiros de equipe Rubens Barrichello e Coulthard na segunda fila.
Na largada, Hakkinen fez a melhor fuga, mas Schumacher respondeu para manter a liderança, com Ralf Schumacher subindo para o terceiro lugar em sua Williams.
A corrida de Schumacher vinha tranquila até seu primeiro pitstop, na volta 24. O reabastecedor Nigel Stepney ainda estava envolvido com o carro quando Schumacher foi libertado pelo 'pirulito' e, embora Stepney tenha conseguido desengatar o equipamento, Schumacher o atropelou com a roda traseira direita, quebrando o tornozelo de Stepney. Apesar disso, Schumacher continuou liderando.
Coulthard também sofreu um primeiro pitstop ruim, caindo para a quinta posição. Mas a corrida de Schumacher foi de mal a pior em sua segunda parada, quando o reabastecedor reserva tinha dificuldades para prender a mangueira e perdeu 10 segundos.
Veja imagens do fim de semana do GP da Espanha de 2000

Foto de: LAT Images

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Foto de: McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: LAT Images

Foto de: BAR

Foto de: Sauber

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sauber
Com melhor ritmo, Coulthard chegou em Schumacher. Depois de uma tentativa abortada de passar quando Schumacher o cortou o escocês fez uma manobra brilhante pelo lado de fora, entrando na curva 1 na volta seguinte.
Hakkinen chegou à sua primeira vitória da temporada, 16 segundos à frente de Coulthard dolorido, mas feliz, no final de sua dramática semana, com Barrichello em terceiro à frente de Ralf Schumacher.
Após a corrida, Coulthard passou por um exame médico completo no Hospital Princess Grace de Londres, quando foi descoberto quão dolorido ele estava. Uma declaração da equipe confirmou: "Os exames mostraram que David tem uma parede torácica direita machucada e que as oitava, nona e décima costelas do lado direito estão com fissuras."
VÍDEO: Massa detalha dia em que Raikkonen 'zoou' Schumacher
Relembre todos os carros da McLaren na F1

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: DaimlerChrysler

Foto de: Michael Kim

Foto de: DaimlerChrysler

Foto de: McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Foto de: McLaren

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: McLaren

Foto de: McLaren

Foto de: McLaren

Foto de: McLaren

Foto de: McLaren

Foto de: McLaren
PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1

GP da Itália de F1 anuncia realização da prova em setembro com portões abertos
Nome de Sainz ganha força na Ferrari caso Vettel não renove; entenda
