Análise

F1: Entenda como a Mercedes recuperou 22 cavalos de potência no GP da Turquia

Troca de unidade de força de Hamilton o ajudou a recuperar velocidade que estava sendo prejudicada com componente anterior

Mercedes W12 rear wing comparison

Mercedes W12 rear wing comparison

Uncredited

Lewis Hamilton largou do 11º lugar no GP da Turquia de Fórmula 1 por ter trocado para parte de sua quarta unidade de potência do ano em Istambul e sofrido punição no grid. No entanto, mostrou superioridade na qualificação, contando com os 22 cavalos que de outra forma teriam sido perdidos com o antigo componente.

Graças a um mapeamento mais agressivo, o heptacampeão mundial foi capaz de oferecer uma configuração aerodinâmica mais carregada sem penalizar as velocidades máximas.

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Dettaglio del motore 4 della Mercedes W12

Dettaglio del motore 4 della Mercedes W12

Photo by: Uncredited

De acordo com rumores filtrados pela escuderia, a terceira unidade de força da Mercedes registrou uma perda de potência estimada em 22 cavalos em sua vida útil. Quantidade significativa na briga com a Red Bull, já que, pelo menos no papel, a rival austríaca tem o melhor carro em termos de chassi e aerodinâmica.

Se considerarmos que um motor de combustão interna que já soma a distância de 5000 quilômetros geralmente tem uma queda na potência, que pode variar em uma bifurcação entre 10 e 15 cavalos, parece evidente que uma perda maior foi alarmante para o que poderia se tornar um problema de confiabilidade, visto que a unidade número quatro de Valtteri Bottas só caiu após a estreia em Monza.

James Allison sabe que sem o impulso total do motor é difícil competir com Max Verstappen no campeonato mundial, por isso escolheu instalar um novo componente na Turquia, confiando no excedente de potência que é capaz de dar a partir de zero quilômetro. Não só isso, mas os técnicos de Brixworth liderados por Hywel Thomas aprovaram um seis cilindros capaz de suportar um mapeamento de mais empuxo do que o normal.

A decisão, a julgar pelo resultado do treino classificatório, parece ter sido acertada, pois permitiu à Mercedes decidir por diferentes soluções técnicas entre os dois pilotos. Sabemos que Hamilton gosta de um acerto com uma asa traseira mais pesada do que a que normalmente é usada por Bottas. Já o finlandês prefere ailerons de menor incidência do que os escolhidos pelo britânico.

Valtteri contou em Istambul com um W12 mais leve com o qual levou vantagem sobre a RB16B de Verstappen. Lewis preferiu um carro mais estável na traseira e pôde se dar ao luxo de ter um pouco mais de resistência, contando com um novo motor de combustão interna capaz de fornecer a potência máxima.

Mercedes W12: l'ala anteriore più scarica è stata provata e scarata da Hamilton a Istanbul

Mercedes W12: l'ala anteriore più scarica è stata provata e scarata da Hamilton a Istanbul

Photo by: Giorgio Piola

Nos treinos livres, o heptacampeão também tentou uma asa dianteira mais descarregada para uma única corrida, com o último flap mais arqueado que havia sido visto em Sochi, para assim tentar equilibrar seu carro com uma configuração aerodinâmica mais exaustiva, mas o experimento durou algumas voltas.

Ele imediatamente refez seus passos em busca de um equilíbrio que valeu a pena nas condições climáticas incertas da qualificação (esperava-se uma chuva que nunca chegou), encontrando o acerto que mais lhe deu confiança para começar uma corrida do meio do grid.

A Red Bull cometeu um erro na simulação da corrida turca, mas os três décimos de diferença que emergiram do W12 mostraram que a atual campeã mundial está jogando na partida de motor, que a Honda não consegue reproduzir, evitando quebrar um delicado equilíbrio alcançado sem que a confiabilidade da unidade japonesa seja afetada. O jogo, portanto, permanece em aberto.

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