Últimas notícias

Quem são os homens que garantem o sucesso de Vettel

Falando ao TotalRace, líder do campeonato explica como é a relação com o engenheiro de pista e o fisioterapeuta

Guillaume Rocquelin comemora com Sebastian Vettel

O sucesso de um piloto não depende só dele, ainda mais em um esporte em que o equipamento conta tanto quanto o automobilismo. Mas há mais que um bom carro por trás de grandes resultados. O líder do campeonato, Sebastian Vettel, falou ao TotalRace sobre duas peças fundamentais que o ajudam a ser o piloto a ser batido nesta temporada.

Eles não são como os “professores” do futebol, não podem entrar no carro e mostrar como se faz – e quase sempre nem têm conhecimento para tal. Mas todo piloto tem duas pessoas que o ajudam como uma espécie de “treinadores”: enquanto o engenheiro de pista trabalha a parte técnica e é a ligação entre piloto e equipe, o fisioterapeuta cuida do lado físico.

No caso de Vettel, são Guillaume Rocquelin e Tommi Parmakoski.

“Como meu engenheiro de corrida, ‘Rocky’ é o primeiro elo entre o piloto e o resto da equipe - é também quem se comunica com o piloto pelo rádio. É também o responsável por cuidar que tudo funcione bem no carro, o que mudar no acerto durante o final de semana. Por isso, é um elo importante, talvez o mais importante entre eu e a equipe”, explica Vettel.

Rocquelin já trabalhou com pilotos como Cristiano da Matta na extinta CART e David Coulthard.

“Claro que existem muitas pessoas por trás dele, cada uma com uma tarefa importante para desempenhar. Mas para mim, ‘Rocky’ é uma espécie de “pau para toda obra”, todas as minhas preocupações sobre o carro eu passo diretamente para ele.”

Para ajudar na parte física, Vettel conta com um finlandês. Tommi Parmakoski cuida tanto da programação dos exercícios, quanto se torna praticamente uma “babá” nos finais de semana de corrida.

“A função de Tommi é outra, ele cuida do meu bem estar no final de semana, para que eu acorde no horário, não tenha sede nem fome. Durante a semana, o trabalho é mais em conjunto, fazendo os exercícios que ele programou para que eu me mantenha em forma.”

(Colaborou Luis Fernando Ramos)

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para chefe da Toro Rosso, pilotos têm três anos para mostrar valor
Próximo artigo Ao TotalRace, Massa fala sobre o Desafio em 2011

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil